6 hábitos da Psicologia Positiva para colocar em prática e aumentar o seu bem-estar.

A psicologia positiva é um movimento dentro da psicologia que analisa “os potenciais, as motivações e as capacidades humanas”. Por muitos anos a psicologia se preocupou somente em aliviar o sofrimento humano, olhando somente para o que ia mal no indivíduo, e a psicologia positiva, em contraste, surgiu para examinar como as pessoas podem se tornar mais felizes e realizadas.

E isso não significa que a psicologia deva ignorar o sofrimento real dos indivíduos, mas essa abordagem veio para complementar e auxiliar na busca pelo bem-estar humano.

Segundo essa abordagem, pequenas mudanças na perspectiva de uma pessoa, se praticadas diariamente e de forma intencional, podem auxiliar para mudanças no bem-estar e na vida de uma forma geral.

Existe um pouco de teoria e bastante pesquisa científica por trás de cada um destes hábitos que vou listar abaixo. E que fique claro: não existe nenhuma mudança verdadeira que possa ser alcançada apenas com um ou dois dias de esforço – exige constância.

1. Faça dez minutos de uma atividade física: só dez minutos.

Não precisa virar um atleta. E pode ser em casa, na rua, o que você preferir, desde que faça todos os dias.
Sugiro caminhadas ao ar livre. São super relaxantes e ainda nos fazem perceber a beleza das nossas cidades e bairros.

2. Leia 10 páginas de um bom livro.

Esse é basicamente o mesmo tempo que você deve passar tomando banho ou se arrumando para sair, talvez. Porém, se você achar muito, comece com cinco páginas. Escolha livros bacanas que realmente te acrescentem alguma coisa.

3. Liste 3 coisas pelas quais você é grato diariamente.

Simples assim. Pegue um papel e uma caneta e anote TODOS os dias motivos pelos quais você é grato, ou acontecimentos que aconteceram pelos quais você agradece (podem ser coisas simples, ok? Um café bom, momento com amigos, pela saúde, etc.).

4. Durante 5 minutos escreva sobre uma experiência que foi boa.

Dessa vez, a ideia é que você realmente escreva. Tire cinco minutos para relembrar e escrever uma situação boa que aconteceu no seu dia, seja ela qual for. Pode ser pequena, pode ser média ou grande. Apenas escreva.

5. Medite por 5 ou 10 minutos.

Isso pode ser feito de muitas maneiras, e o mais importante é que você goste do processo. Existem diversos aplicativos que podem te ajudar. Eu indico o “Insight timer”, mas até no YouTube você pode encontrar meditações guiadas.

6. Faça uma coisa aleatória e gentil para alguém.

Fazer um ato gentil tem diversos significados, depende da situação. Pode ser ceder o seu lugar no ônibus, pode ser buscar água ou café para o seu colega de trabalho, etc. O importante é que seja gentil e que seja todos os dias. Quanto mais intencional e de propósito você conseguir fazer isso, melhor.

Se for muito difícil aplicar todos esses hábitos ao mesmo tempo, escolha um e comece por ele. Com o tempo, tenho certeza que o seu bem-estar vai estar mais elevado, depois é só adicionar os outros gradativamente.

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