Autismo

Autismo: quando devo buscar ajuda profissional para o meu filho?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), mais conhecido como Autismo, é um transtorno do neurodesenvolvimento que não tem cura, mas sim tratamento, e que pode acometer crianças e adultos.

É gerado por alterações na biologia do cérebro mas não se sabe ao certo suas causas, nem o que desencadeia. O cérebro autista apresenta redução do corpo caloso que liga os dois hemisférios, e alteração na maturação, principalmente do hemisfério direito.
É um cérebro hiper excitado, ou seja, ‘não desliga’, sendo muito mais sensorial, com hipersensibilidade aos estímulos, e motor, com estereotipias ou comportamentos repetitivos com a finalidade de baixar a ansiedade.

Alguns sintomas, podem sinalizar a existência do transtorno na criança, o que necessita de um diagnóstico profissional, realizado por uma equipe multidisciplinar.

Entre os sintomas mais presentes estão:
– Tendência ao isolamento;
– Contato visual pobre ou inexistente;;
– Ausência de comunicação, demora ou ausência na fala;
– Comunicação gestual pobre, a criança não aponta para pedir nem para mostrar algo;
– Preferencia por objetos a pessoas;
– Indiferença afetiva;
– Muita ou nenhuma sensibilidade aos estímulos externos;
– Problemas na alimentação (não aceita novos alimentos), entre outros sintomas.

Esses são alguns sinais, que isoladamente não indicam que a criança tem o transtorno, mas que devem ser informados ao pediatra, ou outro profissional da área para descartar o diagnóstico. Os pais e cuidadores, como as pessoas mais próximas da criança, são imprescindíveis na observação e busca de um profissional da área de saúde para o diagnóstico precoce, o que define as melhores chances de tratamento e acompanhamento, melhorando a adaptação, e em alguns casos, revertendo o quadro, o que dá à criança e a família uma qualidade de vida muito melhor.

Kenya L. Ciola – CRP 08/06155
Psicóloga do Projeto Sakura – Pós graduanda em Neuropsicologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *