Autoestima Elevada X Arrogância: Você Sabe Diferenciar?

Autoestima elevada não tem nada a ver com arrogância, você sabia?

A autoestima é um processo interno que tem a ver com nos sentirmos bem com nós mesmos, já a arrogância, tem a ver com sentir-se melhor que os OUTROS.

Muitas pessoas confundem esses conceitos e acabam pensando que ter uma autoestima elevada demais pode ser ruim, ou até mesmo um sinal de arrogância, portanto, tendem a não falar muito sobre os seus pontos positivos, valorizar as suas conquistas, etc., por medo de parecerem uma pessoa arrogante.

As pessoas com autoestima elevada não se sentem superiores aos outros, não procuram provar o seu valor, comparando-se constantemente com o próximo. Elas gostam de ser quem são, não sendo melhores do que os outros.

Já o significado de arrogância, segundo o dicionário, é: “Atitude da pessoa orgulhosa e soberba que se julga superior aos outros.”. Consegue perceber a diferença?

A pessoa que é arrogante tende a pensar que está sempre certa e que os outros estão errados, tendo pensamentos do tipo: “Eu sei de tudo, os outros não”; “Sou muito mais bonita que os outros”; “Sou muito melhor que todos”, etc.

Portanto, tenha em mente o seguinte: autoestima elevada não é egocentrismo, não é egoísmo, nem arrogância e muito menos superioridade. Autoestima é gostar de SI mesmo, tendo uma imagem positiva e sadia do seu “eu” psicológico e físico.

Quando estiver em dúvida se estará ultrapassando os limites de outra pessoa e sendo arrogante, questione-se o seguinte: “Estou desrespeitando alguém ou a mim mesmo?”. E a resposta dessa pergunta irá auxiliá-lo(a) para que possa encontrar o equilíbrio.

Não somos melhores ou piores que ninguém, somos diferentes, então treine para diminuir as comparações e também a comemorar os seus pontos positivos e conquistas diárias.

E você, já pensou que poderia ser arrogante ao ter uma autoestima elevada?

Informe seu e-mail abaixo para entrar para nossa lista de assinantes e receber novidades e conteúdos exclusivos do Projeto Sakura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *