“Criança sempre tem que ouvir os adultos”: como obediência pode colocar seu filho em perigo?

Crianças precisam de regras e limites, contudo é extremamente prejudicial para as crianças se essas regras e limites são colocados a partir de uma obediência cega, imposta sem respeito e empatia.

Algumas frases como “criança não tem que querer nada” ou “você tem que me ouvir porque eu sou adulto e você é criança”  ensinam que elas não têm o direito ou o espaço de serem ouvidas.

E como isso pode colocar a criança em risco?

É extremamente importante que a criança saiba que é ouvida e que tudo que é colocado para  ela seja explicado com cuidado, e com respeito ao que ela está  sentindo.

Uma criança que não aprende que ela tem o direito de dizer não, que ela merece respeito e que o que ela diz vai ser ouvido, fica vulnerável a situações de abuso sexual e outras violências.

Ela aprende que simplesmente não é capaz de avaliar situações e expressar que está desconfortável e que tem que fazer tudo o que dizem sem contestar. Se encontram incapazes de se defender ou pedir ajuda quando se deparam com abusadores.

É muito comum que essas crianças se tornem adultos que sentem que sempre têm que ouvir a uma “voz da razão”, um chefe ou um cônjuge, por exemplo, e assim se envolvem em situações de violência e relacionamentos abusivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *