Habilidades Sociais

O termo “habilidades sociais” refere-se à existência de diferentes tipos de comportamentos em uma situação social qualquer. Por isso, faz-se necessário a prática diária de diferentes habilidades sociais, pois elas influenciam diretamente nas relações sociais de cada pessoa.

O indivíduo ao aumentar seu repertório de comportamentos pró-sociais consequentemente lidará de maneira mais adequada com as demandas das interações interpessoais, facilitando a comunicação e a expressão de sentimentos.

Além disso, quando expressas de maneira correta, as habilidades sociais têm o objetivo de solucionar situações distintas e minimizar a chance de problemas futuros. Elas respeitam normas de comportamento e podem ser expressas em situações diversas, sendo coerentes e sem causar mal-estar nos demais. A aprendizagem de habilidades sociais constitui um processo que ocorre “naturalmente”, por meio das interações sociais cotidianas ao longo da vida, por isso pode ser modificada.

Podemos atribuir três contextos os quais tornam-se essenciais o desenvolvimento das habilidades sociais, são eles: familiar, escolar e no trabalho. No primeiro contexto, está relacionado à interação entre os membros da família, ou seja, existe a relação entre irmãos, pais e filhos, entre o casal e os demais membros da família. Os filhos utilizam seus pais como modelo de aprendizagem, em contrapartida os pais procuram educa-los da melhor maneira possível.  As habilidades sociais dos integrantes da família funcionam como um facilitador para que esse ambiente familiar seja saudável e agradável.

No segundo contexto os professores e educadores costumam se relacionar com os seus alunos de maneira que, são responsáveis pela organização, esclarecimento das regras, disseminação do conhecimento, auxiliam na aprendizagem e servem principalmente como modelo para as crianças e adolescentes.

A valorização das relações interpessoais no trabalho tem originado novas demandas para a formação profissional em relação ao ensino e desenvolvimento de habilidades técnicas e habilidades sociais.

Muitos profissionais focam somente no aprimoramento do conhecimento técnico e esquecem que dependendo da área em que for atuar será necessário algumas habilidades sociais como, comunicação assertiva: expressar de maneira objetiva e clara sua opinião; empatia com colegas de trabalho: exercício de se colocar no lugar das pessoas que trabalham no mesmo ambiente com a finalidade de entender as suas dificuldades; resolução de problemas: resolver situações de conflitos de maneira objetiva e efetiva.

Agora que sabemos que as habilidades sociais são utilizadas diariamente e são facilitadoras nas relações sociais, existe uma maneira ou método de desenvolvê-las? Uma ótima alternativa é a psicoterapia, pois a pessoa iniciará um processo no qual, terá contato com o psicólogo clínico, profissional devidamente preparado e com o conhecimento técnico necessário para criar um ambiente seguro e controlado para que a pessoa consiga ter contato com suas questões, duvidas, dificuldades, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *