“Meu filho faz xixi na cama!” Saiba o que é a Enurese Infantil

Enurese é o transtorno de excreção caracterizado pelos escapes noturnos (episódios ocorridos durante o dia são chamados de incontinência urinária diurna e não se caracteriza como enurese) de urina, ocasionados pela não aquisição de um controle noturno em uma determinada janela do neurodesenvolvimento.

Esse transtorno possui uma base tanto fisiológica como ambiental, assim, dificuldades no sono ou no despertar (uma incapacidade de controle da bexiga durante o sono profundo), deficiência do hormônio de vasopressina, que ajuda os rins a concentrarem a urina, e atividades disfuncionais de contração da bexiga seriam aspectos biológicos correlacionados aos episódios.

Mas também há aspectos ambientais muito influenciadores nesse processo, como experiências disruptivas na infância.

A ideia é que em um ambiente onde não há segurança e as necessidades básicas da criança não estão sendo atendidas, não sobra espaço para o cérebro se ocupar de um desenvolvimento saudável e normal, e, por consequência, a aquisição do controle urinário se torna secundária. Um exemplo disso é a criança que sofre bullying na escola (em idade pré-escolar).

Por conta de um ambiente estressor frequente, sem a possibilidade de um ambiente apaziguador alternativo e compensador, o cérebro da criança irá trabalhar constantemente na análise de possíveis “ameaças”, podendo perder assim a janela de desenvolvimento, ou seja, a energia que seria gasta para a aquisição do controle esfincteriano é voltada para os estímulos estressores.

Por isso, esse transtorno deve possuir um olhar multidisciplinar, ou seja, seu diagnóstico, bem como o tratamento, devem ser feitos pelas mãos de diversos profissionais. Quanto mais cedo for possível se obter ajuda, mais cedo e com mais eficácia o problema é resolvido.

Esse olhar rápido é importante, principalmente, para a qualidade das relações sociais da criança e para o desenvolvimento de uma autoestima e confiança que são aspectos importantes na adolescência e vida adulta.

Informe seu e-mail abaixo para entrar para nossa lista de assinantes e receber novidades e conteúdos exclusivos do Projeto Sakura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *