Os Desafios da Adolescência e o Papel dos Pais Nessa Fase

A adolescência é o período da vida em que ocorrem as transformações mais nítidas no corpo em razão das alterações hormonais , é uma fase do crescimento humano que se caracteriza pela definição da identidade e se estende até que a maturidade, ou seja, até que um senso de responsabilidade social seja adquirido pelo indivíduo.

Esse período também é visto como difícil para os próprios adolescentes, já que há muita oscilação dos sentimentos; insegurança, questões ligadas à autoestima e a forma como eles se percebem.

Então é normal que os adolescentes oscilem entre comportamentos adultos e infantis.

Por essa razão, muitos pais se sentem perdidos e não sabem até que ponto podem confiar nos filhos. Por isso é fundamental o diálogo no convívio familiar e que os pais procurem ser mais compreensivos e um pouquinho mais flexíveis no trato com seus filhos e filhas.

Então, como agem nossos adolescentes?! Eles e elas tendem a buscar autonomia, liberdade, prazer, preferem estar com o grupo do que com os pais. Muitas vezes agem de maneira impulsiva. Essas características persistem por toda a adolescência até que maturação de algumas regiões do cérebro, que estão relacionadas com o autocontrole, estejam devidamente amadurecidas.

Enquanto isso não acontece, os comportamentos impulsivos ainda serão muito comuns, o que inclui a busca por prazer imediato e pelos riscos , ou seja, eles tendem a acreditar que são invencíveis e realmente, eles NÃO têm uma noção real dos perigos na vida. Por TUDO isso os pais precisam ficar atentos a alguns riscos que podem se apresentar nessa etapa, como o uso de drogas, que pode indicar que o adolescente não está conseguindo resolver os seus conflitos.

Pode haver também depressão nessa fase da juventude, e a depressão não identificada pode até levar a uma ameaça para a saúde física e mental dos filhos.

Mas como lidar com os filhos adolescentes?

1. Procure incentivá-lo, ressalte SEMPRE as qualidades dos seus filhos. Elogie!
2. É raro que o adolescente queira se abrir e conversar, portanto, quando ele estiver disposto, pare tudo e dê total atenção!
3. Escute as opiniões do seu filho com a mente aberta e com calma, e mesmo que você não concorde, respeite a expressão delas e não dê lição de moral a cada discordância.
4. Seja claro. Adolescentes precisam saber exatamente o que se espera deles e que consequência terão se desobedecerem.

Informe seu e-mail abaixo para entrar para nossa lista de assinantes e receber novidades e conteúdos exclusivos do Projeto Sakura!

Assine para receber novidades. Respeitamos sua privacidade e também somos contra qualquer prática de Spam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *