Por que tenho a sensação que minha vida parou?

Você tem a sensação que a sua vida parou? Que todos estão conquistando e vivendo coisas incríveis enquanto você não vê nenhuma mudança, e pior de tudo, nenhuma perspectiva?

Por que muitas vezes temos essa sensação?

Nos sentimos paralisados, sem forças, olhamos nossas vidas com um olhar analítico e nos damos conta que não realizamos nada de interessante, de “espetacular”. Parece que paramos no tempo, e junto a isso normalmente sentimos um desânimo muito grande, ou mesmo nem sabemos que direção tomar para fazer algo diferente.

Essa sensação é muito comum, e em geral vem acompanhada de um sentimento muito forte de impotência e desânimo. Ocorre em determinados momentos da vida em que estamos muitas vezes fragilizados, passando por uma situação de stress ou com problemas, e é comum a todos nós humanos.

Vemos que isso tem aumentado de forma exagerada com o advento das redes sociais, onde estamos constantemente vendo as conquistas alheias, e, em algum momento, acabamos nos comparando com os demais, onde, invariavelmente, vemos que estamos em situação de inferioridade.

Isso nos causa muita frustração, e abala nossa autoestima, acarretando muitas vezes um comportamento apático e sem ânimo para fazer algo diferente.

Nesses momentos, vale a pena que tenhamos em conta que cada pessoa tem um caminho com perdas e ganhos, vitórias e derrotas, e que nosso caminho não necessariamente precisa ser igual ou parecido com o do outro.

Quando começamos a nos concentrar em nossas próprias conquistas, mesmo que pequenas, em nossas vitórias frente a todas as adversidades que passamos, em todas as vezes que com dificuldade conquistamos algo, essa percepção de fracasso vai mudando, e vamos tendo uma visão mais realista que nos coloca numa atitude proativa em relação a nossas vidas.

Essa nova forma de ver as coisas não é uma ilusão para nos fazer “felizes”, mas uma forma mais real, porque seria injusto pensar que teríamos que estar fazendo e conquistando as mesmas coisas que os demais, sendo que nossas oportunidades, escolhas, gostos e mesmo objetivos, são diferentes.

Somos muito mais honestos conosco quando decidimos olhar para dentro de nós mesmos e perguntar-nos se estamos realmente no nosso caminho (seja com o ritmo que for), do que olhar para fora e sentir-nos mal por não estar vivendo um caminho que não é nosso.

One thought on “Por que tenho a sensação que minha vida parou?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *