A diferença entre os dois transtornos se encontra basicamente na instabilidade de humor e em seus gatilhos.
O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) assim como o próprio nome já diz, está classificado no CID-10 e DSM-V entre os Transtornos de Personalidades, já o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) ou Transtorno do Humor Bipolar (TBH) está classificado entre os Transtornos de Humor.
No TAB o indivíduo passa dias, semanas ou até meses em profunda tristeza e/ou desanimo preocupante, com baixa energia e pensamentos negativos a respeito da vida, apresenta alteração com períodos de completa euforia (mania ou hipomania), onde a pessoa possui uma elevação súbita de energia, tem insônia, pensamentos acelerados, perda de apetite, agitação psicomotora, verborragia e tanto nessa fase como a da depressão podem apresentar pensamentos fora da realidade (psicóticos).
No TPB essa instabilidade do humor ocorre com mais frequência e variedade. Exemplo: A pessoa pode ficar intensamente triste, eufórica, com raiva e carente em apenas um dia. TPB não é marcado por oscilações devido a desregulação de alguns elementos cerebrais como geralmente vimos no caso do TAB.
O indivíduo funciona habitualmente de maneira instável e intensa, entra em desarmonia com sua realidade e expectativas de si e do outro, este transtorno está mais ligado a formação da estrutura psíquica. Não é raro o indivíduo se sentir no limite em muitos momentos, principalmente em suas relações interpessoais. Sentem dificuldades em lidar com frustrações e sentem muito medo de serem abandonados.
Os gatilhos para as oscilações de humor são bem variados e bem classificados em cada transtorno. No TPB geralmente ocorrem devido aos relacionamentos interpessoais e no TAB pode ser mais variável, exemplos: por um fato, o tempo, uma ideia e também relacionamentos interpessoais.
Existem muitas diferenças entre esses transtornos assim como semelhanças, e uma boa investigação determina um diagnóstico preciso e assim um tratamento mais eficaz.
Meu filho,esta nessa situação,mas não aceita tratamento,sofremos muito com a mudaça de humor o tempo todo.