Reflexões sobre Perdão

Muitas vezes, ações de outras pessoas ou nossas próprias ações podem causar ressentimento. Ressentir algo que aconteceu, pela origem da palavra, é sentir repetitivamente, sentir novamente a dor ou raiva diante de algo que ocorreu no passado.

Assim, não é surpresa que o perdão seja um caminho possível e muitas vezes necessário para lidar com alguns sofrimentos que nos causam ansiedades e depressões.

Mas o que é perdoar?

Perdoar é um processo que requer coragem e reflexão crítica. É difícil e pode ser muito angustiante à medida que nos deparamos com  limitações da nossa condição como seres humanos. É importante, contudo, desmistificar algumas crenças sobre o que é perdão:

  • Perdão não é (des)culpar retirando a responsabilidade daquele que “transgrediu”;
  • Perdão não é deixar que o tempo passe e esquecer o que aconteceu (até porque, querer esquecer não significa que conseguimos esquecer);
  • Perdão não é aprovar um comportamento e justificar algo errado;
  • Perdão não é negar que algo aconteceu; e
  • Perdão não é reconciliação.

Sempre aprendemos que uma ação tem uma reação, e assim, diante de um acontecimento que nos machuca, podemos querer recorrer a respostas “lógicas” tais como punição, vingança ou retribuição. Em sua obra “A condição Humana”, Hannah Arendt apresenta o perdão como “a única ação que não re-age apenas, mas age de novo e inesperadamente, sem ser condicionada pelo ato que a provocou e de cujas consequências libera tanto o que perdoa quanto o que é perdoado”.

Assim, diferente de uma simples reação, perdão é compreender e aceitar que eventos do passado não podem ser mudados, reconhecendo e validando a dor ou a raiva que sentimos (e tudo bem sentir).

É nos abrir para a possibilidade de uma nova compreensão sobre o que remete ao outro e o que remete a nossas próprias inseguranças, refazendo nossas estruturas e nos abrindo a novas ações a partir de onde estamos e não do passado que nos machucou. Perdoar é nos permitir nos libertar e bem-estar.

Informe seu e-mail abaixo para entrar para nossa lista de assinantes e receber novidades e conteúdos exclusivos do Projeto Sakura!

Assine para receber novidades. Respeitamos sua privacidade e também somos contra qualquer prática de Spam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *