Terapia Online: Funciona Mesmo?

Quando digo para as pessoas que sou psicóloga e que faço atendimento online, com muita frequência eu ouço perguntas como: Mas funciona mesmo? É a mesma coisa que a terapia presencial? Não é estranho? Não é um pouco frio e distante? Entre outras questões…

Antes de responder a essas questões, é preciso explicar do que se trata a Terapia ou Psicologia Online. Está é a forma nova de atendimento psicológico que visa proporcionar a oportunidade de pessoas consultarem com um psicólogo online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.

Com frequência, as pessoas que procuram pelo atendimento psicológico online, são pessoas que moram no exterior e que não conseguem ter acesso a terapia por conta idioma, por dispor de serviços psicológicos presenciais onde residem ou por querer conversar com alguém e no idioma do seu país.

Há também pessoas que procuram por comodidade, pelo fato de poder fazer a terapia em qualquer hora e local; por questão da distância e não ter que enfrentar longos trajetos ou trânsito até o seu terapeuta; por estar fazendo terapia presencial e seu terapeuta acaba se mudando de cidade e o paciente escolhe manter a terapia a distância, entre outros motivos.

Vale ressaltar que terapia online é uma modalidade de atendimento reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia e tem a mesma eficácia da terapia presencial, o que muda são apenas os recursos, dinâmica e ferramentas de trabalho utilizados para se chegar ao mesmo objetivo.

Para o psicólogo realizar o atendimento online, ele precisa se cadastrar no Conselho Federal de Psicologia e atender alguns critérios, tendo seriedade e comprometimento no processo.

A sessão tem o mesmo tempo de duração e frequência, mas ambos poderão utilizar fones de ouvido e precisarão estar em um local reservado para que a sessão ocorra e que o sigilo seja mantido. Claro que não é exatamente a mesma experiência que uma terapia presencial, pois cada experiência é singular e você não terá contato físico com o terapeuta, mas terá o mesmo contato emocional, que vale muito mais.

Isso não torna a relação terapêutico fria e distante, pois o terapeuta estará presente virtualmente com a mesma intensidade, comprometimento e ética. No início, por ser uma dinâmica diferente, o paciente pode estranhar, mas com o tempo ele conseguirá se sentir à vontade a ponto de esquecer que seu terapeuta está a quilômetros de distância, pois o que importante não é presença física, mas a presença emocional, acolhedora e a qualidade da escuta.

Desta forma, mais do que o recurso utilizado, o que importa é o seu desejo pela análise e o vínculo e confiança que irá estabelecer com o seu terapeuta.

Para atendimento psicológico online conte com a Equipe Sakura e agende sua primeira conversa gratuitamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *