Equipe Sakura

Carla Amaral Barros

Psicóloga, CRP 08/06111, formada pela PUC-PR em 1996, capacitada em Atendimento de Crianças e Adolescentes, Terapia Familiar e de Casal.

Realiza Atendimento, Orientação e Apoio Psicológico, Orientação Profissional e Palestras aos Brasileiros residentes no Japão e retornados do Japão ao Brasil. Atuou no Brasil como psicóloga clínica em Curitiba, Paranavaí e região; ministrou cursos de capacitação e extensão universitária nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social em Prefeituras do Paraná e na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR-FAFIPA.

Participou do Programa LGOTP da CLAIR no Japão, em Gunma ken, Ota shi (maio/2011 a março/2012), atendendo brasileiros que estudam em escolas japonesas e estrangeiras.

Prestou serviço ao Consulado Geral do Brasil de Tóquio, de 2013 a 2016, é colunista na revista Guia JP, realiza Palestras, Workshops e atendimento presencial e online no Japão.

Em 2014 iniciou as atividades do Projeto Sakura, em setembro de 2017 inaugurou a sede do Projeto em Oizumi Machi, Gunma ken, Japão, oferecendo orientação psicológica a brasileiros e latinos residentes no Japão e retornados ao Brasil.

Uma fala de Carla: “Sou idealizadora e coordenadora do Projeto Sakura. Me sinto realizada ao poder ajudar as pessoas a transformarem suas vidas.”

Juliana Fernanda de Barros

Psicóloga – CRP: 06 / 113635, graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 2012, Mestre em Psicologia em 2016, Aperfeiçoamento em Psicoterapia breve.

Sou descendente de japonês, terceira geração, e morei no Japão de 1995 a 2002, onde estudei em escola japonesa. Compreendo bem e falo razoavelmente o japonês. Conheço a realidade das famílias que vivem no Japão e os sentimentos e conflitos das crianças e adolescentes que estudam em escola japonesa, bem como das famílias que voltam para o Brasil depois de anos morando no Japão. No ano de 2014, por 3 meses (setembro a dezembro), realizei atendimentos psicológicos no Consulado brasileiro de Hamamatsu, em escolas japonesas e brasileiras, e ministrei também algumas palestras a pais e servidores do governo japonês.

Doutoranda na UNESP sobre Adolescência no Japão.

Uma fala de Juliana: “Acredito que a terapia seja uma possibilidade da gente conseguir perceber e analisar nossos fantasmas, atravessando nossas dificuldades e nos reinventar mediante as nossas possibilidades. Se queremos mudar os outros e o mundo, que tal começarmos pela gente?”

Kenya Lucia Ciola

CRP 08/06155 – Psicóloga formada pela PUC-PR (1995).
Pós-graduada em Neuropsicologia , Uninter (2015-2017).
Atendimento psicológico clínico particular (adolescentes, adultos e idosos) em Montevideo, Uruguai (1999-2005);
Analista de Recursos Humanos com ênfase em treinamento e desenvolvimento, Uruguai e Brasil (2005 a 2016);
Atendimento psicológico clínico para adolescentes e adultos em português e espanhol (2010-2016);
Psicóloga do Projeto Sakura desde 2016.

Uma fala de Kenya: “O que mais me fascina na minha profissão é chegar tão perto e tão profundo no universo de uma pessoa, e de alguma forma fazê-la perceber que mudar é possível e que ela é a única pessoa capaz de promover a mudança.”

Gabriel Goldstein Barros

CRP 08/28170 – Graduado em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Já atuou no Núcleo de Estudos em Psicologia Forense – Nufor da UTP, com o cargo de capacitador e estagiário voluntário. Principais atividades: grupo de Comportamento Moral, treinamento com pais utilizando “Pais Presentes Pais Ausentes”, palestras, aplicação de instrumentos no âmbito clínico e forense. Escola da Polícia Civil – Centro de Psicologia Jurídica e Atendimento Multiprofissional – CPJAM, com o cargo de estagiário. Atualmente, atua como psicólogo clinico, e no Projeto Sakura, realizando atendimento clinico individual, grupos terapêuticos e de orientação vocacional com adolescentes online.

Uma fala de Gabriel: “Acredito que ao entrar em contato com o “autoconhecimento” durante o processo terapêutico, cria-se a possibilidade de se tornar a melhor versão de si mesmo.”

Yohana Barros Alécio

Psicóloga Colaboradora e Representante no Brasil

CRP: 08/27803 – Graduada em psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Mestranda no setor da Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi participante do Núcleo de Psicologia Forense (NUFOR) no ano de 2015, trabalhou como estagiária no Núcleo de Assessoria Psicossocial do Fórum Descentralizado da Cidade Industrial de Curitiba, no Tribunal de Justiça do Paraná de 2015 a 2016, e também estagiou na Sessão de Balística do Instituto de Criminalística da Polícia Científica do Estado do Paraná de 2016 a 2017. Atualmente, trabalha como psicóloga clínica presencial na Cidade de Curitiba-PR e com atendimento online no Projeto Sakura – Psicologia no Japão, com ênfase na abordagem Análise do Comportamento.

Uma fala de Yohana: “Desmistificando: quem busca a psicoterapia não é quem tem “problema”, porque “problema” todos têm. Faz terapia quem almeja resolvê-los por meio do autoconhecimento, da autopercepção… Caminhos para aumentar sua qualidade de vida!”

Psicóloga Vanessa Ferreira

Vanessa Ferreira de Carvalho Lima

CRP: 08/27797 – Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), possui Pós-graduação em Gestalt Terapia, realizada no I.G.C (Instituto Gestalt de Curitiba). Cursando Pós-graduação em Psicologia Corporal no instituto Reichiano de Psicologia Clínica. Foi participante do Núcleo de Psicologia Forense (NUFOR) no ano de 2015. Possui experiência internacional como voluntária no HAITI, desenvolvendo atividades com crianças carentes e na Tanzânia com adolescentes e mulheres. Atualmente, trabalha como psicóloga clínica presencial na Cidade de Curitiba-PR e com atendimento online em português e inglês no Projeto Sakura, com ênfase na Abordagem Sistêmica.

Uma fala de Vanessa: “Acredito que a terapia nos auxilia a nos tornarmos mais conscientes de si, lidar melhor com sentimentos, levando ao crescimento e a uma melhor versão de nós mesmos.”

ALESSANDRA HARTVELD

CRP- 05/ 22269 – Graduada em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula RJ (1996). Especialização em andamento em Psicologia Transpessoal (Self -ITT) com ênfase na Escuta Ativa em Intervenções Terapêuticas (The Academy of Modern Psychology). Formação complementar em Psicologia Quântica (Quantum University of Integrative Medicine) e Hipnose Neurosensorial (ISEC- RJ). Experiência Internacional de 20 anos em ONGS com enfoque em projetos de desenvolvimento social e Humano.Tem estudos avançados em Teosofia(Sociedade Brasileira de Eubiose).
Atua como Psicóloga no Consulado Geral do Brasil em Tóquio em parceria com Projeto Sakura.
Atende online no Projeto Sakura em Português e Inglês.

Uma fala de Alessandra: “O autoconhecimento proporcionado pela terapia é como uma luz que adentra nossa consciência, revelando os recursos e potenciais que já dispomos para viver de forma mais plena e feliz!”

PRISCILA GUIMARÃES KIMURA

CRFa 6-9679 – Fonoaudióloga, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG em 2015, capacitada pela Associação Mineira de Reabilitação – AMR em Fonoaudiologia Neurofuncional Infantil.

Realiza orientação, avaliação, diagnóstico e terapia fonoaudiólogica nas áreas de Linguagem Infantil e Adulto, Voz, Motricidade Orofacial, Disfagia, Saúde Coletiva e Reabilitação Vestibular.

Atende Online e presencialmente em Oizumi.

MILENA mANFRO

CRP 07/26997 –

Psicóloga formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/RS). Pós-graduada em Terapias Cognitivo Comportamentais, pelo INTCC/POA. Pós-graduanda em Psicologia Positiva, pela PUCRS. Atualmente está em formação no curso Professional and Self Coaching, pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching/SP.
 
Hoje, trabalha com o atendimento psicológico de adolescentes e adultos no formato online, com o Projeto Sakura, no CTF – Centro de Terapia da Família, localizado em Novo Hamburgo, RS e também na Clínica Speciale, localizada em Estância Velha, RS.
 
Uma fala de Milena: “O meu objetivo na psicoterapia é auxiliar o paciente a ir além da “cura de sintomas”, mas sim, conseguir encontrar uma vida com sentindo, e  que vale a pena ser vivida.”

Andreia Miranda

CRP: 05/36484 Psicóloga formada pela Universidade Veiga de Almeida – RJ (2007).
Pós-graduada em Psicologia Clínica. (2016-2019).
Atendimento psicológico clínico particular para brasileiros e portugueses (adolescentes e adultos) em Berlim, Alemanha. (2009-2012).
Psicóloga integrante do projeto FESPsi e coordenadora da clínica de suporte psicológico a refugiados da Cruz Vermelha Brasileira. (2013-2015).
Atualmente, trabalha como psicóloga clínica na cidade do Rio de Janeiro – RJ e com atendimento online em português e inglês no Projeto Sakura, com ênfase em Psicanálise.
 
Uma fala de Andreia: “O que me encanta em ser psicóloga é poder testemunhar as transformações que a terapia proporciona, é um privilégio ser convidada a viajar com o paciente através de sua subjetividade e conhecer suas dúvidas, anseios e sonhos mais íntimos. E assim, descobrir o potencial singular que cada pessoa possui.

laís aparecida bustos barros

Psicóloga – CRP: 06/151258, graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo em 2018 com abordagem psicoterapêutica na Análise do Comportamento. Graduanda em Neuropsicologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (formação em 2021).
Atuação com crianças e adolescentes refugiados de guerra e separadas de seus lares bem como em situação de vulnerabilidade social (2016 – atualmente).
Atuação com crianças e adultos com alguma suspeita ou diagnóstico relacionado com o neurodesenvolvimento (2018 – atualmente).
Desde a graduação entra em contato com crianças e adolescentes que apresentam alguma dificuldade emocional (2016 – atualmente), de cunho social ou do neurodesenvolvimento (transtornos relacionados com o desenvolvimento cognitivo, como Síndrome de Down e Espectro Autista), se especializando na psicoterapia e neurodiagnóstico dos pequenos, tanto individual como em grupos.
Desde 2018 participa, além da intervenção com crianças, na orientação e treino de pais e cuidadores para o melhor manejo emocional e de outras necessidades da infância apresentada por seus filhos, bem como na psicoterapia com adultos, os auxiliando em dificuldades apresentadas em seus meios sociais, de trabalho e familiares.
 
Uma fala de Laís: “O psicólogo, nada mais é, do que o auxiliador do cliente no processo pessoal, transformador e maravilhoso, para se tornar a melhor versão de si.”
.

Francis Deon Kich

Graduado em psicologia (CRP: 07031647) pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, mestre em psicologia social pela Universidade Federal de Sergipe – UFS e doutor em psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Possui experiência como professor universitário de graduação e pós-graduação nas seguintes áreas: psicologia do desenvolvimento; psicologia da saúde; saúde coletiva; psicologia do esporte; elaboração de documentos psicológicos; práticas de ensino na comunidade; gênero e sexualidade; história da sexualidade; orientação de trabalhos de conclusão de curso – Faculdade Pio X – Aracaju-SE; UFS/Lagarto-SE; FACOL-Recife-PE. Atuou na área da gestão em saúde como coordenador da editora da Fundação Estadual de Saúde de Sergipe – FUNESA à frente da produção de material didático pedagógico para trabalhadores da saúde. Atualmente, trabalha como psicoterapeuta de base psicanalítica por meio de atendimento exclusivamente online. Devido às temáticas relacionadas ao campo de pesquisa em psicologia social e antropologia (mestrado e doutorado) e do envolvimento com movimentos sociais LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, queers, intersexuais, assexuais, +), tem se dedicado ao atendimento de pacientes com demandas relacionadas à orientação sexual (gays, lésbicas, bissexuais) e identidade de gênero (transexuais, travestis, transgêneros, gênero fluido) vítimas de trans/lesbo/homofobia.
 
Uma fala de Francis: “Parresía, ou sobre a vontade de verdade: mesmo que seja difícil, mesmo que seja doído. O processo terapêutico nos permite encontrar uma forma genuína de viver à medida que vamos estabelecendo contato entre o sentir, o pensar e o agir. Não se promete felicidade, mas se constroem possibilidades de promoção de autonomia para ultrapassar adversidades. Entrar em processo terapêutico corresponde a entrar em contato com aqueles recônditos mais escondidos de nossa subjetividade. Entender o porquê estão escondidos faz parte da descoberta de um processo de encontro com a uma verdade que nos liberta.”.

ISABEL CRISTINA ROCCA SOL

CRP 08/27982 – Graduada em Psicologia pela FAE. Pós-Graduada em Psicologia Sistêmica, atendimento individual, casal e família pela faculdade Espírita, em parceria com a Clínica Orgone-Neurons. Pós-Graduada em Sexualidade Humana, pela faculdade Faveni. Estudou também no Chile e faz atendimentos em espanhol. Realiza atendimento clínico individual, casal e família, e atende presencial em Curitiba na Clínica Orgone-Neurons e São José dos Pinhais.
 
Uma fala de Isabel: “A psicologia é o meio através do qual adentramos respeitosamente na vida de uma pessoa, e a convidamos a passar por uma transformação. Nesse ato esplêndido, também somos constantemente transformados!

LUCIA YULICO ISHII SATO

CRP 08/30659 – Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Maringá -UNICESUMAR (2019). Estagiária e acompanhante terapêutico na Associação Paranaense de Amparo às pessoas Idosas – Wajunkai (2018). Atualmente, trabalha como psicóloga clínica (crianças, adolescentes, adultos e idosos); presta serviços como voluntária no Wajunkai com atendimento presencial e online; psicóloga do Projeto Sakura com atendimento online em japonês e português.
 
Uma fala de Lúcia: “Sinto-me abençoada e grata em contribuir no processo de conhecimento e desenvolvimento das pessoas. O processo psicoterapêutico propicia uma transformação, uma i(re)novação de si mesmo, possibilitando a abertura de novos caminhos”.

JÚLIA BEATRIZ HONDA

CRP 06/154420 – Graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Foi tutoranda e posteriormente estagiária no Laboratório de Estudos em Fenomenologia Experimental da Universidade de São Paulo (LEFE-USP). Trabalhou como estagiária na Associação Marly Cury em São Paulo acompanhando crianças e adolescentes em situação de abrigo e intervindo em nível institucional. Teve experiência em Aconselhamento Psicológico e Atendimento Clínico de casal e individual. Atualmente, é musicista profissional e trabalha como professora na M&G Communication School onde dá aulas sobre psicologia e sobre música para crianças e adolescentes no Japão. No Projeto Sakura realiza atendimento clínico online em português e inglês na perspectiva Fenomenológica Existencial.
 
Uma fala de Júlia: “Cada pessoa e cada experiência são únicos, e assim também são nossas questões, conflitos e angústias. Eu acho admirável o movimento de quem busca a terapia e se dispõe a olhar para si mesmo, se des-cobrir e se descobrir. Na minha opinião, olhar para nós mesmos é uma das coisas mais assustadoras, mas também mais cheias de sentido que existem, e é por isso que eu acredito no quão importante é o trabalho como psicóloga de estar junto à pessoa nesse processo.”

Deseja agendar o primeiro atendimento para avaliação gratuita com um psicólogo ou profissional da Equipe Sakura? Conte com a gente! 🙂

Sim, quero agendar!