Escute abaixo a mensagem de boas vindas da Psicóloga Carla, fundadora do Projeto Sakura:
Olá estudante!
Esperamos que tenha curtido nosso estande na VIII Feira da Educação.
Conte com nossa equipe sempre que precisar!
Menu de dicas especiais! Clique nos ícones abaixo para ir direto ao assunto:
Orientações da nossa nutricionista Pietra para seus estudos:
Para aumentar sua concentração e evitar ansiedade, diminua o consumo destes alimentos:
Cafeína:
A cafeína também é uma substância estimulante capaz de espantar o sono e aumentar sua disposição para cumprir suas tarefas diárias de estudo. Neste caso, a melhor maneira de usufruir dessa substância é tomando café de qualidade, na dose certa. Alimentos como: chá verde, cafés, energéticos e até capsulas de cafeína podem ser prejudiciais.
Açúcar:
O açúcar é muito importante, e não somente para a concentração, pois dá energia ao nosso organismo, mas comidas que elevam a taxa da substância no sangue muito rapidamente e fazem o organismo trabalhar mais para a digestão podem dificultar a concentração de uma pessoa.
Nesse time estão os carboidratos simples (farinha branca, açúcar refinado, doces). Substituí-los pelos carboidratos complexos (aveias, pães, cereais, arroz, preferencialmente os integrais) é também uma opção.
Gordura:
Quando estamos ansiosos ou prestes a fazer coisas que dispõem mais de energia no nosso corpo achamos que a alimentos que são fontes de gorduras (frituras, fast-food) são alimentos confortáveis para que nossa ansiedade baixe, mas na verdade ocorre uma queda na capacidade de concentração devido a digestão muito pesada.
Se você gostou destas dicas de alimentação e precisa melhorar sua relação com a alimentação, agende sua consulta com a Nutricionista Pietra clicando aqui.
Vídeo exclusivo gravado pela nossa psicóloga Laís para você estudante presente na VII feira da educação:
No vídeo abaixo, Laís especialista em terapia cognitiva comportamental mostra pra gente o quão nosso cérebro é incrível e como tudo influencia em nosso comportamento. Veja dicas bem legais para saber como criar padrões positivos para a vida escolar e social:
No vídeo abaixo, Laís agora fala sobre um tema super importante: o bullying. Assista e venha participar do nosso grupo com a psicóloga Laís:
Mensagem em áudio enviado pela nossa psicóloga Laís para você estudante enviar sua dúvida:
A psicóloga Laís fará um bate-papo online e gratuito com os estudantes. Escolha o melhor horário para você e reserve sua vaga o quanto antes:
Vídeos do nosso psicólogo Gabriel:
Abaixo, você encontrará 12 vídeos do nosso psicólogo Gabriel que estão no nosso Instagram e serão bem úteis na sua jornada de estudos e aprendizados. São vídeos bem curtos para maratonar em poucos minutos, clique sob as capas abaixo para assistir cada vídeo:
Quando se trata do funcionamento das pessoas normalmente existe um padrão, que basicamente consiste em maneiras parecidas de lidar, reagir e pensar em situações diferentes. Feito essa breve explicação, e se esses padrões estiverem irreais, disfuncionais, negativos, ou nocivos ao bem estar dessa pessoa, como identificá-los?
Dentro da psicologia existe um termo para a resposta dessa pergunta que consiste nas distorções cognitivas. Podemos chamar de distorção cognitiva os pensamentos e comportamentos disfuncionais ou irracionais, ou seja, que não condizem com a realidade ou contexto que a pessoa está inserida (mas que insistem em martelar em nossas mentes e condutas).
- Exemplos de pensamentos:
“Será que eu sou bom(a) o suficiente para passar nessa prova?”
“Será que irei conseguir aquela vaga de emprego tão concorrida? (Afinal não sou tão qualificado(a), como os outros candidatos.” - “Não consegui ir bem nessa prova, ou seja, irei fracassar no colégio.”
- “Como eu sei que tenho dificuldade nessa matéria, quando for fazer o vestibular irei me dar mal nele!”
- “Eu consegui ir bem em uma avaliação, porém não fiz mais do que a minha obrigação. (ou não fiz mais do que esperavam de mim).”
- “Eu só tenho uma única maneira de entrar na faculdade, caso eu não consiga não tenho mais nada!”
- “Sou péssimo em tudo o que tento fazer, trabalho, deveres de caso, ou escola”
- “O professor não me deu nota máxima na apresentação do trabalho, pois ele me odeia!”
- “Vou ficar nervoso na hora da entrevista, logo não conseguirei passar!”
- “Eu sou um fracasso!”
- “As coisas dão errado pra mim, porque tem muita gente torcendo contra”.
- “Ele é mais bem-sucedido que eu”
Esses padrões e sistemas de pensamento costumam ser sutis — é difícil reconhecê-los quando são características regulares de seus pensamentos do dia a dia. É por isso que eles podem ser tão prejudiciais, já que é difícil mudar o que você não reconhece como algo que precisa ser mudado!
As distorções cognitivas vêm em muitas formas, mas todas elas têm algumas coisas em comum.
Todas as distorções cognitivas são:
- tendências ou padrões de pensamento ou crença;
- falsas ou imprecisas;
- têm potencial para causar danos psicológicos.
