O que é importante na educação de uma criança? Veja 3 pontos fundamentais:
1. Gratidão!
A importância de perceber o comportamento do outro e valorizar isto. Esse é um sentimento que deve ser recíproco na família. Reconhecer as atitudes, mesmo que pequenas é fundamental para fortalecer os laços familiares.
O sentimento de GRATIDÃO demonstra o reconhecimento e a satisfação com algo recebido. Ensine seu filho desde bebê a ser grato aos pais e isto o tornará um adolescente e um adulto mais comprometido com a vida familiar e social, co-responsável pelo que vive.
2. Afeto!
As atitudes que nós pais temos, o tom de voz firme e suave de acordo com a situação, o toque, cuidado, abraço, palavras que demonstram preocupação, aceitação, carinho, são fundamentais para o desenvolvimento emocional de seu filho. São referências que irão formar uma criança segura, autoconfiante. Muitos pais pensam que ser afetivo é ser “mole ou permitir que o filho faça só o que quer”, isto não é verdade. O Afeto está presente também num momento de bronca, de mostrar o que no comportamento da criança precisa ser mudado e nas pequenas atitudes que a criança tem e seus pais aprovam.
Num momento de repreensão procure usar sempre a referência de situações positivas que a criança vivenciou, mostrando para ela a sua capacidade de mudança e superação.
3. Rotina!
A criança é movida pelas suas necessidades e vontades de comer, dormir, brincar… é assim que vai descobrindo até onde pode ir, o que é ou não permitido. Observa a reação dos pais e vai aprendendo onde deve insistir e onde deve parar.
A rotina é a regularidade nas atividades da criaça, brincadeiras, alimentação, sono, passeios. Vai trazendo estabilidade ao seu comportamento, pois começa a entender que existem regras, emocionalmente isto traz segurança para a criança, acalma. Uma criança que se alimenta, dorme e brinca em horários variados aprende que pode satisfazer suas necessidades de acordo com o seu desejo e tende a ser mais agitada, irritada e com dificuldades para seguir regras em casa e em outros ambientes como por exemplo na escola.
São os pais, os responsáveis pela rotina da criança, horários, regras e lazer!
Acompanhe também nossa página no Facebook onde abordamos diversos temas em lives e diferentes conteúdos.
Informe seu e-mail abaixo para entrar para nossa lista de assinantes e receber novidades e conteúdos exclusivos do Projeto Sakura!
[wysija_form id="1"]