A diferença entre coaching e psicoterapia

Qual a diferença entre coaching e psicoterapia?

Muitas pessoas têm dificuldades em realizar coisas, tem muitos planos, muitos sonhos, alguns destes iniciam sua busca e se perdem no caminho, outros nem começam. Ainda há aqueles que não sabem para onde ir…

Aí entra a ajuda do coaching na busca de um objetivo mensurável a ser desenvolvido em algum ponto da sua carreira ou da sua vida pessoal. O profissional vai trazer discussões e promover reflexões para que o coachee enxergue suas dificuldades ou entraves, que se conheça e se supere. Ele será o treinador que não deixa o jogador sair do foco, põe pressão, motiva. As sessões sempre terão assuntos relacionados com sua busca, fazendo sentido dentro de um processo de começo, meio e fim. Um processo de coaching leva de 10 a 12 sessões com duração de até 1he 30.

Na psicoterapia é diferente. Quando alguém pensa em procurar uma psicoterapia tem uma ideia de suas necessidades, quando faz a primeira consulta torna-se mais claro o motivo e sua relação com muitas outras questões envolvidas. Não há tempo limite estabelecido, pois não há necessariamente pressão, cobrança ou metas. Durante esse processo o crescimento pessoal é desenvolvido e com isso também vai se descobrindo outras situações a serem conversadas e amadurecidas. A psicoterapia é o acolhimento dos sentimentos do ser humano. As prioridades dos pacientes podem variar ao longo das conversas e isto é respeitado.

Os dois processos são muito ricos e promovem mudanças, um profissional pode ajudar você a identificar qual é mais apropriado para o seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *