Afinal, o que faz um psicólogo clínico?

A psicologia clínica é a mais conhecida pelas pessoas, em geral é a maneira mais comum de exercer a psicologia. Desta forma um psicólogo acompanha na maioria das vezes, uma pessoa individualmente (às vezes em casal ou família), em busca de identificar os comportamentos e as emoções. Atua na prevenção e tratamento de dificuldades emocionais, contribui na melhora da qualidade de vida, e também atende transtornos mentais, por meio de métodos científicos comprovados ao longo dos anos.

O psicólogo clínico é o profissional que atende o outro em sua individualidade, ouve, orienta, aponta caminhos a fim de proporcionar alívio emocional, autoconhecimento, ajustamento criativo, etc, servindo como mediador por meio da fala.

Todos podem fazer sessões de psicoterapia crianças, adolescentes, adultos e idosos, e os profissionais podem se capacitar para atender uma demanda específica. Em busca de ajudar na recuperação do sujeito em sofrimento psíquico, na reestruturação de seu bem estar biopsicossocial e principalmente na promoção da saúde.

Para exercer a profissão, é necessário registro no conselho profissional de psicologia da região onde o profissional se formou (CRP), constante capacitação e atualização das práticas, quando possível especialização clínica e supervisão profissional. Para os atendimentos online, também é necessário uma autorização chamada e-Psi.

Todos os psicólogos do Projeto Sakura, preenchem esses quesitos, e é muito importante verificá-los ao buscar ajuda de um profissional, para que você tenha a garantia do profissionalismo e responsabilidade do mesmo. Qualquer dúvida, entre em contato com a nossa equipe, estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *