Autoconhecimento, você sabe o que é, e como isso pode lhe ajudar?

Segundo o dicionário, autoconhecimento é conhecimento de si próprio, das suas características, qualidades, imperfeições, sentimentos, etc. Pode parecer obvio ou fácil saber quem você é, mas você realmente sabe quem é, o que quer, e o que sente?

Sabe o que lhe dá raiva ou inveja? É capaz de controlar suas emoções, identificar o que lhe faz mal ao seu redor e consegue evitar, para que não ocorra novamente?

Com a percepção de si mesmo, estará consciente de suas habilidades e pontos de melhoria, e assim tomar melhores decisões, organizar e realizar objetivos que tanto almeja, pois ao se perceber, poderá verificar quais comportamentos que não lhe são úteis e buscar mudá-los e ainda utilizar suas habilidades de maneira mais efetiva.

Outro benefício do autoconhecimento é a independência, já percebeu quantas vezes nos tornamos dependentes de opiniões e conselhos de outras pessoas, ou deixamos de fazer algo com medo do que irão pensar?

Isso pode ocorrer, pois não está claro o que de fato quer, quando souber verdadeiramente quais são seus desejos e necessidades, não irá se deixar influenciar pela opinião de outras pessoas, o que também ajuda a lhe tornar mais seguro de si.

O autoconhecimento não se adquire de uma hora para outra, é um processo diário e contínuo. É importante se conectar com você, com seus sonhos mais profundos, se permitir, se questionar, trata-se de uma busca interior da sua real personalidade, para então se sentir feliz e satisfeito.

Obviamente, ninguém é perfeito e durante esse processo você irá se deparar com fraquezas e frustrações, que também deverão ser questionadas e avaliadas. Caso sinta muita dificuldade em lidar com tudo isso, procure um psicólogo, que certamente é a pessoa mais indicada a lhe auxiliar nesse momento.

Informe seu e-mail abaixo para entrar para nossa lista de assinantes e receber novidades e conteúdos exclusivos do Projeto Sakura!

Assine para receber novidades. Respeitamos sua privacidade e também somos contra qualquer prática de Spam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *