Como está a sua saúde mental? (parte 2)

Olá! Como combinado, hoje vou explicar de uma forma resumida e simples os problemas de saúde mental ocasionadas por fatores biológicos. Estes problemas, biológicos ou orgânicos são chamados assim porque estão relacionadas à pré-disposição (maior facilidade de contrair certas doenças, transtornos e síndromes), devido o que você herdou da família geneticamente ou alguma disfunção ou alteração química cerebral ou outras alterações clínicas.

E você sabe qual a diferença entre doenças, transtornos e síndromes?

Doenças

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), doença é a ausência de saúde, mas especificamente significa que há alguma alteração no seu organismo, como causa definida, que altera suas funções físicas e/ou mentais. Portanto é possível identificar essas alterações através de exames de sangue ou de imagens. Por exemplo:

– Fatores externos como viroses, doenças bacterianas;

– Lesões cerebrais, podem além de afetar outras áreas de funcionamento, afetar também o sistema nervoso;

– Problemas clínicos nos rins, fígado, DST’S (Doenças Sexualmente Transmissíveis), podem alterar o pensamento, humor e tirar a condição consciente da pessoa, inclusive apresentando perturbações mentais;

– Alterações químicas, ou seja, a falta ou o excesso de produção de determinados hormônios (como nas alterações do funcionamento da tireóide, ou na produção de  outras substâncias necessárias para regular o equilíbrio da saúde mental;

Síndromes

É conjunto de sintomas  e sinais que tem causas menos específicas a uma só doença, ou seja, sintomas com possibilidades de causas múltiplas ou indefinidas, podendo se manifestar de maneira pontual, persistente ou crônica. A Síndrome do Pânico por exemplo, apresenta um conjunto de sintomas sem causas orgânicas específicas, mas pode ser desencadeada devido múltiplos fatores: genética, estresse, fatores ambientais, uso de certos medicamentos, álcool ou drogas.

Explicarei sobre Transtornos no próximo post em que abordarei sobre os fatores psicológicos que afetam a saúde mental, especificamente os transtornos de personalidade, não percam!

Como disse no início deste post, as pessoas podem ter uma pré-disposição genética a desenvolver algum tipo de alteração mental, porém mesmo assim podem não desenvolver nenhum tipo de alterações ao longo de sua vida. Por isso é importante cuidar de todos os aspectos para prevenir adoecimento e manter uma boa saúde mental! Caso esteja em sofrimento psíquico, conte conosco!

Até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *