Como Funciona o Atendimento Online de Psicologia?

O Conselho Federal de Psicologia no Brasil autorizou no ano de 2018 a orientação psicológica online. Após muitos estudos, foi comprovada a eficácia e viabilidade do método para pessoas com dificuldades de acessar pessoalmente um profissional, como é o caso dos brasileiros que residem no Japão (ou em outros países) e muitas vezes não tem um psicólogo em sua região para atendimento presencial.

A terapia online exige o mesmo rigor ético, sigilo e competência técnica que a modalidade presencial, além de o profissional precisar de uma autorização para exercê-la, então lembre-se sempre de verificar no www.epsi.com.br o nome do profissional que está oferecendo atendimento online, além de claro pedir o número do registro profissional ATIVO no Brasil, para poder exercer sua profissão dentro das normas exigidas.

PS: Lembrando que todos os psicólogos do PROJETO SAKURA estão devidamente cadastrados no Brasil!

Qual a diferença entre o atendimento online e o atendimento presencial?

A única diferença entre o atendimento online e o presencial é que no primeiro fazemos o uso de uma plataforma digital, que garanta o sigilo necessário para realizar o atendimento, também aconselhamos o cliente a usar fones caso tenha alguém próximo, ter uma internet de qualidade e comprometimento tal qual estivesse indo em um consultório com horários, agendamentos e pagamentos.

As consultas são feitas por chamada de vídeo por aplicativos criptografados, mais uma vez garantindo a segurança e o sigilo na relação terapeuta-cliente. Existe a possibilidade de serem feitas também por conversas de áudio, ou até mesmo mensagens de texto mas destas formas não garantem a confiabilidade do atendimento, cada caso deve ser avaliado pelo profissional responsável e negociado diretamente com o cliente em questão.

O atendimento online é indicado para pessoas que possuem limitações físicas como alguma doença, hospitalização, falta de acesso em sua cidade, estado ou país, algum tipo de transtorno ou fobia social que dificulta o contato com o profissional e até mesmo a disponibilidade de tempo e horário para uma consulta presencial.

Não é recomendado em situações de catástrofes, emergências, momentos de crises e distúrbios mentais graves como surto psicótico, ataques de pânico, ou depressão profunda.

Estudos atuais já comprovam a efetividade da terapia online tal qual a presencial, não apresentando resultados inferiores devido ao método utilizado. Além do benefício de poupar tempo e dinheiro, quando se pensa na locomoção até o local do atendimento presencial, o que muitas vezes facilita a adesão do cliente.

Na terapia online, não existe certo ou errado, existe o que funciona pra você e o que é acessível dentro da sua realidade! Caso tenha ficado com alguma dúvida ou tenha te despertado a curiosidade, mande uma mensagem para nossa equipe, e agende uma primeira conversa, tenho certeza que nossos psicólogos poderão te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *