Como saber se está em um relacionamento abusivo?

O relacionamento abusivo vai além da agressão física, ele engloba outros comportamentos como violência psicológica, sexual, financeira, que são mais sutis e podem estar presentes em diversas formas de relação, tanto amorosa como familiar, profissional ou até nas amizades.

Para saber se está em uma relação abusiva, é importante estar atenta(o) aos sinais, que muitas vezes podem ser romantizados ou ter uma conotação de excesso de amor, como: ciúme excessivo, possessividade e controle financeiro.

Outros sinais são: isolamento da família e amigos, ameaças, manipulação psicológica – quando o(a) parceiro(a) sempre te critica, te humilha, diminuiu suas conquistas, ridiculariza o que diz, quando está com outras pessoas, se irrita por razões que não fazem sentido para você, te ignora com frequência, fica mal-humorado quando vocês estão a sós, porém muito feliz quando está com amigos, violência verbal e/ou física.

Uma relação deve ser prazerosa para ambas as partes, se você percebe que vive ansiosa (o), com medo, sempre tomando muito cuidado com o que fala, com o que veste, com quem se encontra ou conversa, você está em um relacionamento tóxico.

É muito comum que a pessoa que está nesse tipo de relação tenha dificuldade para sair dela sozinha(o), por este motivo, a busca de terapia é um passo essencial nessa situação. Caso você esteja ou conhece alguém que passa por isso, nós do projeto Sakura, estamos dispostos a ajudar.

Informe seu e-mail abaixo para entrar para nossa lista de assinantes e receber novidades e conteúdos exclusivos do Projeto Sakura!

Assine para receber novidades. Respeitamos sua privacidade e também somos contra qualquer prática de Spam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *