Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Código de Ética Profissional do Psicólogo

A Declaração Universal dos Direitos Humanos defende os direitos básicos da população e a manutenção de uma vida digna a todos. Como indivíduos, merecem respeito em suas particularidades. Os direitos humanos abordam as esferas jurídica, política, econômica, social, histórico-cultural e educativa.

Dentro da DUDH abordam aspectos como que todos têm direito à livre forma de pensar, possuem direito de se expressar (desde que não fira de alguma forma o outro), o direito à segurança, o dever de cumprir com a comunidade a qual faz parte e direito à educação, tanto básica quanto de ensino superior. Também são abordados tópicos que até certa parte parece ser surreal ter de reforçar, como a desaprovação à tortura, castigo cruel ou degradante a qualquer indivíduo.

Em sua atuação profissional o psicólogo deve agir segundo os conformes do Código de Ética da categoria, que cita em seu 1º tópico dos Princípios Fundamentais os Direitos Humanos:

O psicólogo baseará seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos. (CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO, 2005, p. 7).

O trabalho do profissional deve prosseguir de forma digna. No Código de Ética são citados os deveres e proibições atrelados à área. O cumprimento dos psicólogos frente ao Código de Ética visa promover uma atuação justa e com maiores contribuições da psicologia frente à demanda da sociedade.

Caso o profissional não siga com o proposto pelo Código de Ética profissional ele pode ser punido conforme a gravidade do ocorrido. Para ter acesso ao Código de Ética profissional do psicólogo e ficar ciente do que o psicólogo pode fazer em sua atuação basta clicar no link a seguir:
https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2022/06/WEB_29535_Codigo_de_etica_da_profissao_14.04-1.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *