Depressão ou tristeza?
A diferença entre depressão e tristeza é que a tristeza é passageira, por alguma razão, a depressão permanece e muitas vezes sem motivo aparente.
É frequente a pessoa com depressão ser tratada de forma preconceituosa pelos familiares ou no local de trabalho, algumas pessoas pensam que é preguiçosa ou irresponsável em função de suas dificuldades.
Encontramos com frequência uma combinação de fatores genéticos, psicológicos e ambientais envolvidos na causa de uma depressão. Entre eles: baixa autoestima, que veem a si mesmas e o mundo com pessimismo, que são facilmente sobrecarregadas pelo estresse, uma perda grave, doenças crônicas, deficiências nutricionais, distúrbios hormonais, dificuldades de relacionamento, problemas financeiros ou qualquer mudança brusca ou indesejada na rotina de vida também podem levar à depressão.
Os sintomas da depressão podem incluir falta de apetite e perda de peso ou aumento de apetite com ganho de peso; insônia ou sono em excesso; mudanças nas atividades e comportamentos rotineiros; perda do interesse ou do prazer em atividades que eram prazerosas, inclusive sexual; cansaço excessivo, fadiga; perda de concentração, de atenção; irritabilidade ou raiva excessiva; queda acentuada no rendimento do trabalho e estudos; isolamento social; crises constantes de choro; visão pessimista do futuro, lamentos por eventos do passado; sensações de inutilidade, desvalorização, autoacusação, culpas em relação a si mesmo e ideias de suicídio ou morte.
A recomendação é que o tratamento aconteça principalmente por meio de atendimento psicológico e acompanhamento médico. Existem atividades que associadas ao tratamento auxiliam na melhora e na qualidade de vida, como atividades físicas, espiritualidade e alimentação equilibrada.
Reconhecer a doença é um primeiro passo para a busca de um tratamento correto e sua superação.
Informe seu e-mail abaixo para entrar para nossa lista de assinantes e receber novidades e conteúdos exclusivos do Projeto Sakura!
[wysija_form id="1"]