Diálogo: uma ponte para construção de relacionamentos saudáveis.

O diálogo é essencial na construção e manutenção de relacionamentos saudáveis. “Diálogo” é uma palavra que vem do grego e significa “por intermédio da palavra”. É interessante, assim, pensarmos em diálogo ocupando essa função de via, uma ponte, para que diferentes pessoas possam fazer esse movimento em direção umas às outras e estarem mais próximas, estarem junto ao outro, em uma ação de se disponibilizar a escutar e também comunicar com mais clareza.

Quando não existe o diálogo, fazemos uma interpretação das ações da outra pessoa a partir da nossa perspectiva, tentando adivinhar, supor e imaginar as intenções do outro.

Não é incomum que cheguemos a conclusões permeadas de dores que perpassam nossas questões pessoais, o que pode levar a grandes desentendimentos e mágoas, causando muito sofrimento aos envolvidos.

Mesmo que passem por experiências parecidas, cada um vive e sente de maneira singular, construindo sua história, sentidos, opiniões e modos de pensar a partir dessa perspectiva única. Assim, a maneira de realmente sabermos, é a comunicação direta, respeitosa e aberta.

A partir do momento em que reconhecemos a singularidade de cada um, podemos nos abrir para não apenas ouvirmos mecanicamente, nos preparando para nos defender e desprezando o sentido daquilo que é falado, mas para escutarmos, dispostos a compreender, e comunicar aquilo que sentimos e pensamos sem revestirmos nossas palavras com indignação, medo e orgulho, que são maneiras defensivas de estar com o outro e que atrapalham o entendimento mútuo.

Assim, é através do diálogo que podemos nos comunicar de forma justa e efetiva e nos implicar nas nossas relações com outras pessoas, dando abertura para que a construção dos relacionamentos seja feita a partir da compreensão, respeito e confiança, o que por sua vez promove bem-estar aos envolvidos.

Informe seu e-mail abaixo para entrar para nossa lista de assinantes e receber novidades e conteúdos exclusivos do Projeto Sakura!

Assine para receber novidades. Respeitamos sua privacidade e também somos contra qualquer prática de Spam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *