Diferença entre Psicoterapia e Tratamento Psiquiátrico

Psicólogos e psiquiatras têm seus trabalhos relacionados à promoção da saúde mental e bem-estar. O tratamento psiquiátrico é realizado por um médico, que com base nos sintomas relatados, irá chegar a um diagnóstico e poderá prescrever medicamentos. A função do remédio é de amenizar os sintomas do paciente, que em sua maioria experimenta uma melhora física e psíquica.

O psicólogo tem formação em psicologia, não prescreve medicações, fórmulas ou qualquer tipo de substância. Seu principal objetivo auxiliar a encontrar respostas às suas interrogações e resolver questões internas, como traumas e hábitos nocivos. Auxilia no alcance do autoconhecimento e consciência, para que aprenda a lidar com as adversidades, melhorando assim a qualidade de vida de forma mais duradoura.

Ressalta-se a importância do trabalho em conjunto destes profissionais, já existem pesquisas que comprovam melhores resultados quando a parceria destes ocorre, pois, embora o fármaco atue no organismo trazendo benefícios, como maior disposição no dia a dia, redução da ansiedade, etc.; o efeito do medicamento não atua na maneira de ser, ou seja, os problemas que causaram os desconfortos continuam existindo.

A forma como se vê e se entende, determinam o comportamento e a forma como se sente nas mais diversas situações, não sofrem mudanças devido ao uso de psicofármacos, por isso a relevância da psicoterapia em paralelo ao acompanhamento do psiquiatra. Os efeitos de uma boa terapia são a longo prazo e possuem uma duração maior, pois levam o sujeito a trabalhar ativamente em cima de suas indagações e a tentar entendê-las, de forma que pode passar a pensar, agir e sentir diferente, sendo possível a retirada gradual, e em muitos casos, total da medicação inicialmente indicada.

Um exemplo para melhor entendimento é se você está com gripe e com febre, deve recorrer à medicamentos para diminuir o seu desconforto e acelerar o seu processo de cura, mas se você toma o remédio e continua a ir para a rua de camiseta, apanhando frio e chuva, o mais provável é você não se recuperar da sua gripe e provavelmente irá ter de tomar uma medicação mais forte, como um antibiótico, por exemplo,  se mesmo assim você não mudar a sua postura e continuar a alimentar-se mal e a apanhar frio e chuva, provavelmente vai desenvolver uma pneumonia.

O trabalho de um, não significa excluir o outro. Os resultados são superiores quando trabalham juntos e podem se complementar. Compreender ambos os papéis, do psicólogo e psiquiatra, são fundamentais quando for pedir ajuda profissional, pois a resposta não está somente em um lugar, mas pode estar nos dois, se você passa por algum problema emocional que esteja dificultando a sua vida pessoal ou profissional, não deixe de procurá-los.

Informe seu e-mail abaixo para entrar para nossa lista de assinantes e receber novidades e conteúdos exclusivos do Projeto Sakura!

Assine para receber novidades. Respeitamos sua privacidade e também somos contra qualquer prática de Spam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *