Parte das pessoas acreditam que essa pergunta não faz sentido, e sobre ela também podemos pensar o que é o normal ou o anormal. Entretanto, a ideia de anormal nos faz refletir que existem desejos hierarquicamente inferiores aos que são considerados normais.
Isso é, uma forma de juízo de valor que tenta impor um modo de pensar sobre o que é certo e errado no comportamento sexual. É bom lembrar que aquilo que é errado para uma pessoa pode ser certo para outra. Também vale lembrar de que a minha liberdade termina quando começa a liberdade do outro.
Com relação a pergunta “É normal um homem gostar de outro homem?”, não podemos esquecer que o gostar do mesmo sexo corresponde a algo que chamamos de orientação sexual. A orientação sexual não é algo que se pode escolher. É algo que se sente, se vivencia, se expressa em direção a uma pessoa que se gosta, seja homem ou mulher. Existe uma pluralidade de jeitos de gostar de pessoas. Existem pessoas heterossexuais, ou seja, homens que gostam/desejam/amam mulheres e mulheres que gostam/desejam/amam homens. Existem homens que gostam/desejam/amam outros homens e mulheres que gostam/desejam/amam outras mulheres. Existem também pessoas bissexuais que são aquelas que gostam/desejam/amam tanto pessoas do sexo oposto como do mesmo sexo.
O termo normalidade não se aplica ao que chamamos de sexualidade, pois não há como definir se um tipo de desejo é normal ou não, bom ou ruim. Mas, como vivemos em uma sociedade muito preconceituosa, se faz necessário dizer que pessoas que gostam/desejam/amam pessoas do mesmo sexo ou de ambos também são normais. Que tal buscarmos um termo que substitua a palavra normal?
Eu gosto de outro homem é muito maravilhoso gostar de outro homem eu me sinto muito feliz
Olá Raimundo, gratidão pelo seu comentário. Seja bem vindo, precisando, conte conosco! 🙂
Sou casado pouco tenho relação gosto de ter relação com Homens principalmente com menos idade admiro jovens e fico com tessao para ter relacionamento., mas não tenho coragem de chegar..
Qual é a explicação quando um homem às vezes sente atração por outro homem, atração física porém tem em mente a certeza de que não quer se relacionar, não quer um relacionamento sexual, embora sinta tesão…
Um tesão breve passageiro.
Só para satisfazer o momento.
É raro um homem se declarar a outro homem! Quase cinco anos após de ter ficado conversando com um homem durante uns três anos, eu caminhando e ele na moto, “me percebeu” e até deu uma olhada para trás para me “rever”! E o detalhe de sermos homens vividos, na ocasião em que fomos nos conhecendo, ele com pouco mais de trinta anos e eu quase cinquentão, ambos já tendo cursado Faculdade! E quando parecia irmos ter a nossa primeira vez, finalmente, percebi ele recuar em me “visitar” pensando que algum irmão meu pudesse querer ir ao meu apartamento! Me pareceu estar “ligado” a estereótipos do “universo gay” como ativo ou passivo, por exemplo!
Fica melhor o entendimento quando a gente compreende a necessidade de procriar para mantermos a espécie Homo Sapiens! Nesse sentido, a chamada relação hetera, é a união de vocacionados homem/mulher à procriação! Findo esse período fértil destinado a procriação desejada (tamanho da prole), a relação Bissexual entre pessoas do mesmo gênero se “achega”! E o interessante desse contexto foi um colega que enquanto tinha apenas um filho, ninguém cogitaria dele tenho relações com homem! Na gestação do segundo filho, ele começou a paquerar – claro Discreto – colega homem! Esposa deu à luz, ai ele viveu um romance homo afetivo!!!
Tenho percebido é que a fluidez sexual comum na década de 60, independente do gênero, esteja se verificando nos últimos anos! Quem nunca tenha ouvido a expressão: homem coroa trocar mulher de 40 anos, por duas de vinte anos! Um taxista de 59 anos, pai até de filho casado, sem conjugal com a esposa após menopausa dela; eu 56 anos, solteiro, 4 anos sem ser penetrado! Dois homens cisgeneros e histórias diferentes, nos conhecendo na intimidade! Até comentamos as realidades: ele conhecendo anus, outrora, “visitado” por outros homens e a glande dele, quantas vezes maritalmente atuou! Filho dele tem cunhado gay e ele até comentou a presença masculina nos relacionamentos presumidamente hetero! Noutros tempos poderia estar o foco no “cunhado e cunhada” ou “enteado e madrasta” perceberem atração, mas ele sentia pelo cunhado e por mim, mas não de chegar a transar, mas pela voz “feminina” do cunhado e a feminilidade minha de ouvir, ser homem educado e até chegou a ter certa “dúvida” por sempre eu chamar o taxi e estar sozinho! Maroto disse que pensou: será que é assexual, mas como ele sentia atraido pelo meu jeito de ser, algum contato de atração estabeleceu. E finalizou que sabia que nem toda atração leva a romance, até porque o traquejo para satisfazer outro homem, ele sabe que não ocorreria. É necessário mais ereção e desejo mesmo em chegar!
Gostar de um homem é muito prazeroso, eu me sinto feliz com a minha orientação sexual