Internação Psiquiátrica: Quando é necessária?

A internação psiquiátrica é necessária quando o indivíduo apresenta prejuízos significativos e grande sofrimento em sua vida social, profissional, acadêmica, familiar e emocional, risco de vida com ideações suicidas constantes, ideações homicidas ou violência motivado por delírios e alucinações e também quando o tratamento ambulatorial é insuficiente.

É necessário um laudo médico e encaminhamento para a internação psiquiátrica na instituição de tratamento.

Com a Lei de Paulo Delgado 10.216 de 06 de abril de 2001, os hospitais psiquiátricos estão cada vez mais extintos, e aqueles que sobreviveram estão se adequando as novas normativas, se transformando em hospitais gerais com especialidade em psiquiatria.

Com a Reforma psiquiátrica e a Lei Paulo Delgado, a internação em hospitais psiquiátricos ou antigos manicômios foram se tornando cada vez mais raros e substituídos pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), hospitais gerais nas alas de psiquiatria ou comunidades terapêuticas (principalmente em dependências de álcool e outras drogas).

Na internação é oferecido tratamento medicamentoso e terapêutico com a equipe multiprofissional, com atividades de lazer e socialização, psicoeducação, grupos terapêuticos, atendimento aos familiares e responsáveis.

A internação psiquiátrica tanto em hospitais gerais, psiquiátricos, CAPS ou comunidades, tem como objetivo de tirar a pessoa do ambiente e situação em que adoeceu, ajustar as medicações, oferecer tratamento medicamentoso e terapêutico necessário a cada indivíduo e posteriormente é realizado o encaminhamento a rede pública de saúde mental de cada município para que o mesmo possa dar continuidade no tratamento.

Ressalto que os dados aqui citados se referem à internação no Brasil, cada país possui seu protocolo e recomendações para a internação.
Trabalhar com internação psiquiátrica requer entendimento do indivíduo como um todo, conhecimento de políticas públicas voltadas a saúde mental e atenção psicossocial, conhecimentos de psicopatologia e muito amor.

É muito importante que o indivíduo reconheça a necessidade de internação, pois somente assim se garante maior eficácia no tratamento.

Para os profissionais que necessitam encaminhar para a internação psiquiátrica é essencial um olhar humanizado e de cuidados necessários integrais, e nós da equipe Sakura buscamos sempre nos atualizar destes processos para orientarmos da melhor maneira nossos clientes e familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *