Não se sinta culpado por não se priorizar.

“Às vezes, dizer não para alguém é dizer sim para você!” Se você já escutou isso alguma vez na vida, pode ter se perguntado qual é a medida para saber quando está se priorizando ou quando está sendo egoísta. Na verdade, essa é uma dúvida muito comum quando o assunto é colocar limites.

Quem nunca se sentiu mal por estar fazendo algo que não gostaria de fazer? Ou pior, teve a opção de dizer não, mas simplesmente se sentiu culpado de fazê-lo? Então a angústia é ainda maior, porque nos sentimos como defraudando a nós mesmos!

Dizer NÃO para alguém nem sempre é tão simples assim. Parece fácil, mas dependendo do nosso tipo de personalidade e de nossa história de vida ou temperamento, pode ser algo extremamente angustiante. Algumas pessoas com traços de caráter como o masoquista, por exemplo, têm muita dificuldade em colocar limites porque não lidam bem com a rejeição e evitam o conflito. Outros aprenderam que devem estar sempre prontos a ajudar, mesmo que isso signifique ir contra sua própria vontade, mas priorizar-se e colocar limites é o primeiro ponto quando falamos de aumentar nossa autoestima.

Talvez dizer NÃO seja tão difícil porque temos medo de perder o amor do outro, e AMOR é uma necessidade básica e primária em que todos nós somos em algum grau carentes! Talvez dizer NÃO seja tão difícil porque sentimos que estamos sendo egoístas ao colocar nossas vontades frente a dos demais, e aprendemos que isso está mal! Talvez seja tão difícil porque temos medo do conflito…mas independentemente do motivo, é a principal causa de frustração humana, porque ao aceitarmos tudo sem nos posicionar, estamos dando a nossa mente a mensagem que não importamos!

Ao aceitarmos sempre a vontade do outro e nos submetermos a coisas que não queremos fazer, acabamos acumulando mágoas. Com o outro, por não nos “respeitar” e com nós mesmos, por não sermos capazes de nos ouvir.

Mas como conseguir colocar limites e priorizar-se sem tornar-se egoísta?

Há uma diferença entre colocar nossos desejos antes das necessidades dos outros e colocar nossas necessidades antes dos desejos dos outros.

Quando nos submetemos e aceitamos tudo, há uma tendência a que a outra pessoa perceba isso como um sinal verde para “aproveitar-se” da nossa boa vontade. Essa mensagem é passada por nós mesmos, sendo assim, somente pode ser mudada por nós. Se algo está incomodando, devemos parar, observar, e, se necessário, tomar alguma providência para modificar nossa atitude. Só assim poderemos ter um resultado diferente.
Caso você perceba que o medo de dizer NÃO e priorizar a você mesmo está te incomodando, sempre há tempo de mudar. Caso não consiga sozinho(a), busque ajuda psicológica. A psicoterapia pode te ajudar a entender-se e modificar o que não está bem.

Informe seu e-mail abaixo para entrar para nossa lista de assinantes e receber novidades e conteúdos exclusivos do Projeto Sakura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *