Negligência e suas Consequências

Ao pensarmos nas diferentes interações familiares podemos destacar as relações entre adultos (pais e/ou responsáveis), adolescentes e crianças. Sendo essas de extrema importância, pois são essas relações que servem como modelo para a formação de padrões de comportamentos de uma pessoa.

Esse tipo de relação (familiar) é um objeto de estudo dentro da psicologia e dentro dessa temática, existem as práticas educativas, que basicamente consistem na dinâmica familiar, como funciona a criação e educação de crianças e adolescentes levando em consideração diferentes contextos como: sociais, culturais, escolares e financeiros.

E essas práticas educativas podem ser diferenciadas em sete, sendo elas: Monitoria positiva, Comportamento Moral, Punição inconsistente, Negligência, Disciplina relaxada, Monitoria negativa e Abuso físico.

Vamos conversar sobre uma em específico que dentro dessas práticas pode ser uma das mais nocivas ao desenvolvimento de qualquer criança e adolescente que é a Negligência. Primeiro vamos entender o seu significado, segundo a definição que é descrita no dicionário Aurélio: Negligência significa descuido, desleixo, falta de aplicação ao realizar determinada tarefa, falta de zelo, agir com irresponsabilidade ao assumir um compromisso.

Então podemos entender que a negligência pode ser caracterizada como a omissão em fornecer as necessidades básicas físicas e emocionais. A negligência deve ser encarada como um problema de saúde pública que atinge diversas famílias, e em casos extremos afetar permanentemente o desenvolvimento dos envolvidos.

Agora que já entendemos a definição podemos descrever os diferentes tipos de negligência começando pela: Negligência emocional que consiste em quando as necessidades emocionais do adolescente e/ou criança são privados ou inexistentes, relacionado ao suporte emocional ou afetividade necessários ao seu desenvolvimento saudável. É a forma de negligência mais complexa de identificar, pois não tem marcas físicas.

A segunda pode ser definida como Negligência física que é a não prestação de cuidados básicos à criança ou adolescente, podendo incluir falta de higiene e vestuários corretos, alimentação, cuidados médicos básicos e as situações em que ocorre a ausência de supervisão em períodos longos, o que aumenta o risco de acidentes domésticos.

O último tipo de negligência é caracterizado como Negligência educacional: Quando não são fornecidas as devidas condições básicas para a instrução, formação intelectual e moral da criança ou adolescente. Como a privação da escolaridade básica, as faltas ou ausências escolares frequentes, sem justificativa e a passividade diante de hábitos que interferem no desenvolvimento.

E quais são as consequências da negligência no desenvolvimento dos jovens?  A principal consequência da negligência é o fator de risco para ocorrência das demais modalidades de maus-tratos. Uma criança ou adolescente que é vítima de negligência emocional sofre com baixa autoestima, insegurança, comportamentos agressivos e inadequados, em casos extremos, desenvolvimento de transtornos mentais, de aprendizagem e risco de suicídio.

Já na negligência física pode sofrer de desnutrição, atraso no desenvolvimento físico e cognitivo, aumento da suscetibilidade para contrair doenças. E na negligência educacional as consequências são a falta de aquisição de conhecimentos acadêmicos, abandono e evasão escolar e dificuldade de socialização.

Agora que sabemos mais sobre como funciona a negligência e suas consequências para os pequenos, uma ótima ferramenta para auxiliar  e se tornar uma rede de apoio para as pessoas envolvidas nessa dinâmica, é a psicoterapia pois a pessoa iniciará um processo no qual, terá contato com o psicólogo clínico, profissional devidamente preparado e com o conhecimento técnico necessário para criar um ambiente seguro e controlado para que a pessoa consiga ter contato com suas questões, dúvidas, dificuldades, etc.

Informe seu e-mail abaixo para entrar para nossa lista de assinantes e receber novidades e conteúdos exclusivos do Projeto Sakura!

Assine para receber novidades. Respeitamos sua privacidade e também somos contra qualquer prática de Spam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *