O Autoconhecimento pode mudar o (seu) mundo!

O processo de se autoconhecer refere-se ao movimento, tem que estar sempre na caminhada, que é importante dizer aqui, não é linear! Tem dias que vai parecer mais fácil, e em outros, praticamente impossível! O mais importante aqui é você conseguir identificar esses momentos e também se respeitar.

Não existe resposta pronta ou receita para seguir, pois cada processo é único para cada pessoa, de acordo com suas particularidades, seus limites e suas escolhas, porém, existem exercícios simples que qualquer pessoa pode acrescentar no seu dia a dia e que podem te ajudar a se conhecer melhor.

Lembre-se de que quanto mais você souber sobre si, mais preparado estará para conhecer outras pessoas e, consequentemente, melhores serão suas relações tanto familiares, quanto sociais e afetivo/amorosas, além de ajudar a tomar decisões e expor sua opinião de forma mais coerente e firme com seus princípios.

Então vamos às dicas:

  • Criar o hábito de escrever sobre si: comece aos poucos. Em um caderno, anote emoções que sentiu ao longo de cada dia, em seguida, escreva brevemente sobre situações que te chamaram a atenção e como você se sentiu em cada uma delas. Aos poucos, isso virará um hábito e aí você pode escrever com mais detalhes reações e atitudes que teve. Isso é um ótimo registro de como você se sente na maioria dos dias, o que ajudará muito no processo de autoconhecimento quando começar a reconhecer padrões e identificar comportamentos.
  • Se abra para novas experiências: vá ao restaurante que nunca foi, faça o caminho mais longo para o trabalho, peça aquela sobremesa diferente, tente mudar os horários de coisas rotineiras na sua vida… faça essas mudanças de forma gradual e observe como se sente com essas novas oportunidades que criar na sua rotina. O melhor momento para mudanças é sempre o HOJE.
  • Questione: não aceite o que é imposto a você de forma passiva, questione por que deve ser feito daquele jeito, de que forma pode inserir sua personalidade naquela ação, pense como gostaria que as coisas acontecessem e se pode fazer algo para mudar, isso tanto consigo mesmo quanto com os outros. Muitas vezes, você faz ou deixa de fazer algo apenas por acreditar que não é capaz ou não leva jeito, sem se perguntar o que é possível fazer para tentar. Acredite em você.

As dicas deste texto podem ajudar, mas em algum momento você pode perceber que passar por esse processo de autoconhecimento é mais difícil do que parece… caso isso aconteça, saiba que a psicoterapia também é uma ótima aliada para nos conhecermos melhor! Para isso, nossa equipe de psicólogos está aqui à disposição!

Informe seu e-mail abaixo para entrar para nossa lista de assinantes e receber novidades e conteúdos exclusivos do Projeto Sakura!

Assine para receber novidades. Respeitamos sua privacidade e também somos contra qualquer prática de Spam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *