O Medo de Mudar

Em alguns momentos de nossas vidas, precisamos lidar com as mudanças que ela nos impõe. Essas mudanças nem sempre são fáceis, programadas ou bem-vindas e atravessá-las pode se tornar um grande desafio. Há aquelas pessoas que lidam bem com as mudanças e até as desejam, mas há aquelas que resistem e que sofrem com as mudanças que acontecem ao seu redor e em sua vida.

Mudar significa deixar algo para trás e abrir caminho para o novo, há aquelas mudanças que são para melhor e aquelas que são vistas como negativas, mas isso depende muito da avaliação que a pessoa faz sobre a mudança.

Por exemplo, mudar de cidade, casa, emprego ou rotina pode ser muito positivo para uma pessoa que já está cansada e quer algo novo, e muito negativo para outra pessoa que gosta de como as coisas estão. Então o que importa não é a mudança em si, mas como a pessoa entende, avalia e lida com tal mudança. Entretanto, o ser humano tem uma certa tendência a perceber mais o lado negativo das coisas do que o positivo, o que pode dar errado ganha maior ênfase do que o que pode dar certo.

Pensando neste aspecto, será que não podemos tentar avaliar a mudança não só pelo lado negativo, mas também pensar nas coisas positivas que ela pode nos agregar?

Isso pode ser um desafio e uma tarefa inicialmente difícil, mas mudar a forma como você avalia a situação muda a forma com que você vai lidar com a situação.

Mudar nos leva a sair da zona de conforto e nos lança a algo novo. O novo, mesmo que positivo, pode assustar algumas pessoas que preferem permanecer no então conhecido. No entanto, resistir a uma mudança pode te impedir de crescer, experimentar e vivenciar coisas novas e até, quem sabe, melhores. Permanecer no conhecido e estável, pode te deixar confortável, mas te leva a estagnação. E a vida fica interessante justamente quando ela está em movimento.

As vezes você não está em uma situação boa, não está no emprego que quer ou no relacionamento que sonhou, e mesmo assim permanece nele porque acha que não vai encontrar algo melhor ou que você não tem capacidade ou merece ter mais. Entretanto, o esforço que você faz para resistir a tal mudança que a vida já tem te apontado, pode ser maior do que se você simplesmente aceitasse. Cuidado para não permanecer em uma situação que não seja favorável só pelo medo do enfrentar o novo.

A pandemia mudou a nossa rotina e nos obrigou a ter novos cuidados e a renunciar alguns hábitos. Isso gerou muito incomodo nas pessoas. Mas também essa situação pode nos mostrar que a mudança imposta é muito mais difícil de lidar do que com a mudança que nós mesmos resolvemos ter e conduzir. Pense nisso. Será que não seria melhor mudar uma situação por escolha e opção do que por imposição da vida?

Faça uma avaliação da sua vida, quais mudanças são necessárias, o que você está temendo, resistindo ou adiando? Então viva, experimente, mude! Podemos te ajudar nessa travessia.

Informe seu e-mail abaixo para entrar para nossa lista de assinantes e receber novidades e conteúdos exclusivos do Projeto Sakura!

Assine para receber novidades. Respeitamos sua privacidade e também somos contra qualquer prática de Spam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *