A terapia sexual pode ser olhada como a aplicação de determinados conhecimentos (psicológicos, biológicos e culturais) na direção de entender como se organizam as questões relacionadas à prática sexual dos sujeitos. No campo da clínica psicoterapêutica, o que chega ao consultório são os problemas que acabam produzindo dificuldades com relação a práticas sexuais satisfatórias.
Nesse sentido é possível que o profissional trabalhe com a prescrição de experiências eróticas para a pessoa individualmente ou em casal (trisal e outros arranjos) no nível dos afetos, dos comportamentos e das práticas. Técnicas que estimulam a percepção corporal, relaxamento, ampliação do repertório sexual, diferentes posições, uso de materiais estimulantes estão no rol das possibilidades de ações que promovam a saúde sexual.
Por outro lado, trata-se de um processo de autoconhecimento em que pacientes psicólogos buscarão compreender os conflitos, medos e temores relacionados com a prática sexual, ou seja, fatores que dificultam a atividade sexual por meio da interação entre os elementos que envolvem a experiência erótica (excitação, ejaculação, orgasmo) com aspectos de ordem subjetiva das pessoas envolvidas (sejam duas ou mais pessoas).
Outro aspecto a ser trabalhado se trata das relações entre as pessoas que compõem o arranjo que se chama de casal é a presença/ausência da comunicação entre as pessoas envolvidas na prática, elemento de suma importância para compreender as dificuldades sexuais.
A relação contingencial também se apresente como elemento que pode reforçar ansiedade e diminuir o aspecto erótico na cena sexual. (KAPLAN, 2006). Nesse sentido, atividades de redução da ansiedade como exercícios respiratórios e de relaxamento podem ser utilizadas para promover um estado mental de tranquilidade nas pessoas envolvidas. Determinados contextos e posições corporais também podem ser antigênicos e desencadear dificuldades sexuais.
Em suma, a terapia sexual trata de modo integrado aspectos afetivos, comportamentais, relacionais, culturais e sociais que compõem a cena sexual e que de algum modo podem dificultar suas atividades.
Informe seu e-mail abaixo para entrar para nossa lista de assinantes e receber novidades e conteúdos exclusivos do Projeto Sakura!
[wysija_form id="1"]