“Olhar para o passado com amor”

Às vezes sentimos que passamos pelos mesmos problemas e situações, e que cada vez se faz mais difícil superá-los. Muitos de nossos problemas atuais resultam de comportamentos e crenças automáticas que repetimos mesmo sem perceber.

Quando nos damos conta de que isso acontece, em geral é porque essa situação já está nos prejudicando ou machucando muito, causando até mesmo algum sintoma psicológico.

Em um processo de psicoterapia, muitas vezes percebemos que essas “situações problema” que se repetem, derivam de fatos e vivências do passado os quais por algum motivo não conseguimos fechar em nosso emocional, e ainda “vivem” dentro de nós, fazendo com que acabemos repetindo uma e outra vez comportamentos destrutivos ou de auto sabotagem.

Nesse momento uma das estratégias que podemos trabalhar em terapia é fazer as pazes com o passado, colocando sobre ele uma nova visão, uma visão mais realista e conciliadora, com a ajuda de um profissional que possa conduzir-nos nesse caminho que normalmente inclui o auto perdão como um dos carros chefe desse processo. Isso por si só já nos permite perceber quando essas situações acontecem, identificar o que nos sabotava e mudar a forma como nos comportamos.

Se você sente que se encontra nessa situação, busque ajuda! Vale a pena mudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *