Procrastinar, o que é e como lidar?

Procrastinar é a ação de adiar algo, prolongar uma situação, deixar o assunto para resolver depois. A princípio, pode parecer normal, porém, muitas vezes acaba se tornando prejudicial para sua saúde emocional.

Existem muitos motivos que nos levam à procrastinação, nosso cérebro é atraído para obtenção de gratificações imediatas, fazer o que gostamos e que nos traga prazer, ao invés do que exige mais esforço. Quando surge algum tipo de insegurança, medo ou dificuldade de executar a atividade, fica ainda mais difícil começar, principalmente se não há consequência imediata por deixar de fazer o que seria melhor para nós.

O procrastinador costuma postergar as obrigações com intuito de obter bem-estar imediato, contudo, a sensação dura pouco, tendo em vista que conforme as pendências vão se acumulando, a situação pode fugir ao controle, gerando frustação, angústia, sensação de incapacidade, insegurança e stress. Por este motivo, é fundamental cuidar para que não se torne uma regra para sua vida deixar tudo para depois.

Existem algumas ações que ajudam a evitar a procrastinação, como definir metas pequenas para o dia a dia que não demandem tanto esforço; ao realizá-las, irá sentir-se recompensado e feliz.

É essencial, entretanto, que sejam escritas em um caderno, pois assim fica fácil organizar seus objetivos de um dia para o outro, sendo possível a revisão de tudo que precisa ser feito.

Outra sugestão é criar senso de urgência nessa lista, definir as prioridades. Afastar-se de distrações, como celular e televisão, também ajuda, então crie um ambiente para que consiga se manter produtivo. Se recompense ao atingir seu objetivo, conforme já comentamos, nosso cérebro funciona muito bem com gratificações, por isso, ao terminar uma tarefa antes do almoço, por exemplo, almoce fora em seu lugar preferido.

O ato de evitar responsabilidades se torna prejudicial caso isto ocorra com muita frequência, no entanto, é importante lembrar que tirar um tempo para ficar à toa,   permitir-se relaxar, realizar atividades que não são necessariamente úteis, também é essencial para o processo de criatividade e saúde mental. Se as tarefas cruciais estão fora do caminho, relaxar torna-se um ato positivo para o dia a dia.

Portanto, é fundamental encontrar o equilíbrio para não estagnar, se manter ativo e com uma mente saudável.

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