Encontrar a verdadeira vocação pode ser um labor que envolve anos de nossas vidas. São raras as pessoas que reconhecem seus interesses desde pequenos e a grande maioria de nós se sente bastante dividido diante de diversas possibilidades. Muitos ainda têm a impressão de que não descobriram seus interesses genuínos e nem imaginam qual ocupação poderia combinar com sua verdadeira vocação.
Alguns acreditam que apenas explorando seu universo interior e buscando internamente por seus talentos inatos encontrarão a resposta. É claro que é sempre importante praticar o autoconhecimento para ter em mente aquilo que dá “brilho nos olhos”, mas também é essencial estar atento ao mercado de trabalho e às suas tendências.
Precisamos olhar o mundo com olhos vigilantes, investigar com curiosidade toda experiência da vida real e cotidiana, tanto nossa, quanto alheia. A leitura pode ser um caminho de descoberta de diversas áreas de conhecimento e através dela também podemos explorar inúmeros universos, conhecer o percurso realizado por outras pessoas, descobrir suas aventuras e biografias, tudo isso sem mesmo sair de casa!
No entanto, a vivência verdadeira é sempre realizada na lida do cotidiano e nas relações, pois é por meio das interações que podemos nos conhecer melhor. Os outros são excelentes espelhos que refletem aquilo que muitas vezes não podemos enxergar sozinhos. É na convivência que conhecemos a nós mesmos, nossas dificuldades e atributos.
A escolha de uma atividade profissional é algo muito íntimo e pessoal, está relacionada com um sentimento de que o que fazemos nos traz contentamento. Claro que nem sempre vamos gostar de todas as partes da nossa rotina, mas precisamos ter orgulho daquilo que fazemos, já que o trabalho significa mais do que remuneração, ele representa a satisfação pessoal.
Caso se sinta perdido nessa tarefa, opte por ajuda especializada através de uma orientação profissional que é conduzida por psicólogos e pedagogos e serve para gerar reflexão, propiciando o conhecimento de novos interesses e habilidades para que se tenha ferramentas para uma escolha profissional consciente.
Depois que você escolher sua profissão, tenha em mente de que vai começar uma jornada profissional que requer muito empenho. Busque por qualificação profissional, aprenda com cursos livres, palestras, workshops e eventos, já que a edificação de uma carreira é um processo contínuo.
Por isso, se você quer encontrar sua verdadeira vocação, é fundamental que analise o que realmente quer e busque conciliar seus interesses profissionais com os seus anseios da vida pessoal. Boa caminhada!
Informe seu e-mail abaixo para entrar para nossa lista de assinantes e receber novidades e conteúdos exclusivos do Projeto Sakura!
[wysija_form id="1"]