Você considera que tem qualidade de vida?
A qualidade de vida está baseada em alguns pilares:
Satisfação com a fase da vida que se está vivendo, equilíbrio físico e mental (exercícios físicos, higiene mental), vida social e afetiva satisfatória, espiritualidade (acreditar em algo), expectativas e planos em relação ao futuro e lazer.
Vamos falar especificamente sobre a aceitação do momento presente.
Nem sempre conseguimos atender todos os fatores que nos tornam pessoas satisfeitas com nossa fase atual da vida, mas há algumas coisas que podemos controlar.
A forma com que percebemos as situações no momento em que elas se apresentam pode alterar nossa felicidade e aceitação do momento presente. Envelhecer traz ganhos e perdas, e no momento que focamos somente nas perdas, potencializamos essa sensação e todas as sensações negativas que vêm com ela, mergulhando muitas vezes na depressão ou em sentimentos de tristeza.
Ensinamos o cérebro a pensar conforme o estimulamos mais e mais, ou seja, se sempre estamos focando no negativo das situações, esse vai ser o caminho do pensamento nas outras situações que aparecerem.
Por isso, encontrar prazer em cada fase da vida, mesmo na terceira idade, sentir-se grato por chegar, buscar no tempo livre as atividades que por muitos anos foram deixadas de lado por falta de tempo, não se criticar mas se aceitar, descobrindo novas habilidades e fazendo planos, é o melhor caminho para ter qualidade de vida.
O envelhecer é esperado por todos mas não é preparado por ninguém.
Devemos nos preocupar em prevenir o futuro e cuidarmos de nós hoje para uma velhice saudável amanhã.