Muitas vezes escutamos essa pergunta, pois ainda a saúde mental não tem a importância que deveria ter, e isso causa a falta de informação, confundindo as pessoas na hora de saber que tipo de profissional buscar.
Vamos por partes: o Psicólogo é o profissional da área da saúde, formado em um curso superior de Psicologia. O mesmo está apto a atuar em vários âmbitos da população, em todos os transtornos mentais e na prevenção dos mesmos, problemas de comportamento, de adaptação, de desenvolvimento, crises, orientação vocacional, bem como atuar com a comunidade em geral e outros setores como na empresa ou na escola, por exemplo. Enfim, a área de atuação do Psicólogo é muito vasta, mas vamos nos concentrar na área clínica, que é onde mais ocorrem as dúvidas.
O que faz um Psicólogo?
Dentro da Psicologia, existem várias linhas ou abordagens de atendimento, como a Psicologia Cognitivo Comportamental, a Behaviorista, a Psicologia Positiva, a Transpessoal, a Psicanálise, entre outras, que se utilizam de diferentes técnicas e formas de atendimento. No entanto, independente da linha escolhida pelo Psicólogo, todas têm um mesmo objetivo que é tratar e atuar na situação de sofrimento emocional do cliente, que é a pessoa que nos procura.
Essa situação pode ser momentânea, causada por uma crise, por exemplo, ou mesmo um Transtorno já pré-instalado, como uma Depressão ou Transtorno de Ansiedade que são os mais conhecidos. Também o Psicólogo faz parte da equipe multidisciplinar que atende nos problemas de desenvolvimento como no Transtorno do Espectro Autista e o TDHA (Transtorno de Déficit de Hiperatividade e Atenção) por exemplo, assim como os transtornos de aprendizagem como a Dislexia e a Discalculia, entre outros.
O tratamento psicológico é através de terapia e o Psicólogo não receita remédios, sendo essa função do Psiquiatra, mas em geral, esses dois profissionais trabalham juntos, sendo a terapia e o tratamento medicamentoso complementares em muitas situações clínicas.
Também o Psicólogo deve estar devidamente registrado no órgão competente que regula a sua profissão, tendo cada profissional um número de registro.
Por fim, quando devo procurar um Psicólogo?
Quando aparecerem sintomas de Ansiedade, Depressão, Fobias, emoções descontroladas que me trazem consequências negativas, problemas de adaptação a situações novas, tristeza e falta de motivação que não têm motivo aparente ou que não passam, medos que me impedem de ter uma vida normal, história de vida que me machuca muito e que sinto que não consigo superar, pensamentos ou comportamentos obsessivos, alterações de humor bruscas e constantes, necessidade de autoconhecimento, dificuldade de relacionar-me, dúvidas em relação a criação dos filhos, momentos de crise na vida, perdas, sintomas no corpo que não têm causa física e que são persistentes (muitas vezes com fundo emocional), stress constante, diagnóstico de transtornos como Transtorno Bipolar, Borderline ou outros, são alguns dos motivos para realizar uma avaliação com o Psicólogo. Este deve definir qual o melhor tratamento e a forma a ser realizado.
Se você tiver algum desses problemas, não duvide em buscar um Psicólogo porque quando entendemos que a saúde mental e emocional são tão importantes quanto a saúde física, começamos a ter uma vida muito mais satisfatória e com qualidade.