Relacionamento Entre Pais e Filhos

A família constitui o primeiro núcleo e contato social da criança, influenciando em seu processo de socialização e descobertas. Pensando nos diferentes ambientes e relações sociais das crianças e adolescentes podemos destacar, as escolares, sociais e familiares.

A maneira na qual a interação familiar ocorre, é algo extremamente importante de se pensar.

É preciso lembrar de, que toda criança, seja qual for a idade, apresenta comportamentos “adequados” e “inadequados”, já que ela está em um processo de aprendizagem contínuo. A modelagem (todo comportamento realizado que se aproxime do comportamento desejado é reforçado), é uma das maneiras que as crianças aprendem, ou seja, a partir dos comportamentos dos adultos. Então, como vocês estão se relacionando com os seus filhos?

Ao ensinar as diferentes habilidades socais para os pequenos, facilitamos o convívio social e as interações com os pares em diferentes ambientes.

Quando foi a última vez que você elogiou algo que seu filho fez?

Elogios são muito importantes. Além de ser um reforçador natural de uma interação social, a criança percebe o que faz de bom e fica motivada para repetir o comportamento que foi aprovado pelos outros. O elogio bom é aquele que não vem junto com críticas.

Sabemos que existem maneiras e realidades diversas de como os pais direcionam a educação dos filhos, alguns são flexíveis, outros mais rígidos, permissivos, ausentes de afeto, cada um educa de uma forma diferente. Torna-se necessário que os pais desenvolvam modos assertivos e apropriados de educarem e orientarem, como, por exemplo, ajustarem a comunicação e o estabelecimento de regras, esses são fatores decisivos para uma educação de qualidade. Esse ponto é muito importante pois a a dinâmica muda conforme a faixa etária, pois a maneira de lidar e manejo com uma criança é diferente da de um adolescente.

Como incentivar a criança a ser participativa nas atividades do cotidiano? Um ponto dessa dinâmica a ser pensado é, a criança ou adolescente tem condições de realizar a tarefa ou atividade proposta?

É necessário ter isso claro para que no decorrer da execução os pais ou responsáveis possam reforçar (elogiar) adequadamente os comportamentos desejados, exemplo, se a criança costuma deixar o quarto bagunçado, no início, valorize cada objeto que ela colocar no lugar, no caso de um adolescente se ele tiver dificuldade em manter o quarto organizado, a dinâmica se mantém, acrescentando possibilidades de diálogo, explicando qual a finalidade da organização do quarto, e quais são as possíveis consequências de arrumar ou não o quarto. Ficar atento a essa dinâmica de interação torna o processo de aprendizado mais tranquilo para todos e aumenta a possibilidade da generalização de comportamentos adequados em diferentes situações.

Outro aspecto tão importante quanto o apresentado a cima, é o emocional das crianças e adolescentes. Se muitas vezes para nós adultos em algumas situações sentimos dificuldades de entender ou expressar nossos sentimentos, imagina para eles que estão em um processo de desenvolvimento, e em muitas vezes se conhecendo e descobrindo, torna-se muito mais complicado. Quando foi a última vez que você conversou com seus filhos sobre sentimentos?

Uma dica que pode auxiliar nesse sentido é, ao conversar com uma criança sobre o sentimento foque em como ela os expressa, pois para um mesmo sentimento existem maneiras diversas de se comportar, exemplo: Quando uma criança está feliz, como ela se comporta? E quando está triste?

Muitos sentimentos podem ser parecidos, porém cada pessoa aprende uma maneira diferente de expressa-lo. Desenvolver essa habilidade é essencial para ajudar os pequenos a entender seus sentimentos. Lembre-se sempre de que crianças que sabem entender seus sentimentos conseguiram resolver conflitos futuros de forma mais pacífica

Caso você tenha alguma dúvida, dificuldade ou necessitar de orientação no relacionamento com seus filhos procure e conte com a equipe de psicólogos do Projeto Sakura.

Gomide, P.I.C. (2004). Pais presentes, pais ausentes. Petrópolis: Vozes.

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