Somatização: O que é e Como Tratar?

É comum ouvirmos pessoas que tem crises constantes de dores de cabeça, dores nas costas, no estômago, aperto no peito, falta de ar, entre outros sintomas, sem um motivo aparente.

Às vezes, você que está lendo este texto pode apresentar dores e sintomas constantes sem nenhuma explicação médica.

Diante deste incômodo, algumas vezes a pessoa procura um médico para fazer exames e tentar detectar o que está acontecendo com o seu corpo, mas não encontra uma solução para o seu problema, a não ser medicações para amenizar a dor ou o sintoma que insiste em voltar.

Esses podem ser sinais de que você está apresentando um quadro de somatização. A somatização acontece quando a pessoa se queixa de uma dor ou incômodo físico, cuja origem/influência se trata de questões emocionais e não físicas.

Mediante uma situação estressante, conflitante, traumática ou triste, a pessoa pode apresentar sintomas físicos por guardar e reprimir o que está sentindo. Assim, a somatização seria quando o corpo responde e chora as lágrimas que não foram choradas pelo coração.

Guardar os sentimentos para si, por não querer se mostrar “fraco” ou achar que consegue dar conta de tudo sozinho, pode ser muito prejudicial para a sua saúde física e psíquica, pois nossa mente e corpo estão interligados.

Às vezes precisamos da ajuda de um profissional para compartilhar nossas dores, angústia e insatisfações. Assim, para amenizar ou sarar essas dores e sintomas, a ajuda de um psicólogo é essencial.

O psicólogo poderá te ouvir e te ajudar a lidar com a situação que está disparando em você esses sinais. Se você tem dores recorrentes e sem explicação, procure um psicólogo. Não se deixe para depois, seja a prioridade na sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *