Você sabe o que faz um psicólogo escolar?

A atuação do psicólogo escolar deve visar diversas ações, e permitir a participação de todos no processo de transformação da realidade da escola. Assim, ao delimitar a área de atuação mais importante em que a Psicologia pode contribuir, surge sua contribuição na direção da escola para que cumpra sua função de socialização dos conhecimentos já produzidos.

Dentre as funções do psicólogo escolar estão a assessoria na elaboração, implementação e avaliação de projetos pedagógicos coerentes com os vários segmentos da escola; a avaliação dos alunos de acordo com o projeto pedagógico; a análise e a intervenção relacionadas às interações em sala de aula, visando melhor aproveitamento das oportunidades educativas; o desenvolvimento de programas junto aos pais, com orientação sobre promoção de condições de aprendizagem; o diagnóstico e encaminhamento de possíveis dificuldades de aprendizagem, socialização ou outras queixas escolares.

O que define um psicólogo escolar não é o seu local de trabalho, mas o seu compromisso com as questões da escola, ou seja, mesmo atuando fora da escola poderá realizar atividades e atendimentos que contribuam diretamente para a melhoria na qualidade do ensino, relacionamento entre pais, alunos e professores, assim como orientação sobre possíveis dificuldades dos alunos.

O Psicólogo Escolar tem como objetivo facilitar o desenvolvimento humano, deve ser capaz de articular diversos ações diante das inúmeras situações e dificuldades que podem surgir no ambiente escolar, incluindo o mundo da criança/adolescente, para auxiliá-la neste processo.

Cabe ao Psicólogo Escolar pesquisar, intervir, planejar e promover a saúde mental neste contexto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *