Você sabe o que faz um psicólogo organizacional?

Muitas pessoas acreditam quer o psicólogo é aquele profissional que cuida/trata das pessoas que estão com doenças mentais ou emocionais graves, sim também atendemos estas pessoas, mas as áreas de atuação do psicólogo são muito amplas. Acredito que poderíamos dizer que acima de tudo o psicólogo é o profissional que trabalha com a prevenção de dificuldades e conflitos emocionais, em diversos contextos, hospitais, trânsito, jurídico, escolas, clínicas e empresas.

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP) o profissional da área do trabalho ou também chamado organizacional atua em equipe multiprofissional, em qualquer tipo de relação de trabalho em organizações sociais formais ou informais, aplicando o conhecimento da Psicologia na compreensão, intervenção e desenvolvimento das relações e dos processos.

Ou seja, o profissional da psicologia dentro das empresas desempenha um papel de mediador frente às relações e situações que podem aparecer no ambiente, busca a melhor solução visando manter o equilíbrio da relação empregado-empregador.

O psicólogo pode se encarregar de realizar consultoria de gerenciamento, gerenciar planos de carreira; determinar a política salarial, incentivos e benefícios; avaliar a necessidade de contratação de novos colaboradores; elaborar estratégias e planos operacionais para recrutamento e proporcionar a integração de novos funcionários dentro da organização.

Além de definir o modelo de recrutamento e de seleção de funcionários, podendo utilizar-se de técnicas específicas do profissional de psicologia, tais como aplicação de testes, pode também realizar treinamentos e avaliações de desempenho, administrar a política de cargos e salários da empresa e verificar as ações pertinentes de prevenção em relação à higiene, saúde e segurança do trabalhador na empresa.

Você sabia que alguns costumes na rotina de trabalho podem contribuir diretamente para o adoecimento dos colaboradores?

Alguns exemplos na rotina de empresas que podem causar este adoecimento:

– Mudanças das regras ou procedimento no trabalho com frequência sem comunicado adequado aos colaboradores (muda a regra do jogo no meio do jogo);

– Pressão interna diária ou constante sem avaliar a real condição do trabalho para o alcance das metas (maquinário inadequado, exposição de erros individuais para o grupo de trabalho);

– Protecionismo de alguns e desvalorização de outros, gera grande desmotivação;

– Confundir liderança com autoritarismo;

– Comunicação ineficaz, ou com dados insuficientes para a execução adequada da tarefa;

– Incentivar a competição dentro do ambiente de trabalho, desta maneira fomenta a rivalidade e não a colaboração e o trabalho em equipe.

Alguns de vocês já vivenciou algo parecido com estes exemplos?

Você tem uma empresa?

Sabia que o trabalho do psicólogo envolve todas essas dificuldades e necessidades da empresa? Mas, principalmente com a sua colaboração tem a possibilidade de transformar as dificuldades em potencialidades.

O primeiro passo é você empresário ampliar a sua visão e perceber que a motivação, o trabalho em equipe fortalece sua empresa como um todo, traz mais coerência entre o que você fala e faz. Melhora a qualidade das relações e consequentemente a qualidade dos serviços que realizam.

Com certeza o Projeto Sakura pode ajudar seu negócio a se desenvolver ainda mais, conte conosco!

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