Você sabe o que faz um psicólogo organizacional?

Muitas pessoas acreditam que o psicólogo é aquele profissional que cuida/trata das pessoas que estão com doenças mentais ou emocionais graves; sim, também atendemos estas pessoas, mas as áreas de atuação do psicólogo são muito amplas. Acredito que poderíamos dizer que acima de tudo, o psicólogo é o profissional que trabalha com a prevenção de dificuldades e conflitos emocionais em diversos contextos, como em hospitais, trânsito, jurídico, escolas, clínicas e empresas.

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), o profissional da área do trabalho, que também é referido como organizacional atua em equipe multiprofissional em qualquer tipo de relação de trabalho, em organizações sociais formais ou informais, aplicando o conhecimento da Psicologia na compreensão, intervenção e desenvolvimento das relações e dos processos.

Ou seja, o profissional da psicologia dentro das empresas desempenha um papel de mediador frente às relações e situações que podem aparecer no ambiente, busca a melhor solução visando manter o equilíbrio da relação empregado-empregador.

O psicólogo pode se encarregar de realizar consultoria de gerenciamento, gerenciar planos de carreira; determinar a política salarial, incentivos e benefícios; avaliar a necessidade de contratação de novos colaboradores; elaborar estratégias e planos operacionais para recrutamento e proporcionar a integração de novos funcionários dentro da organização.

Além de definir o modelo de recrutamento e de seleção de funcionários, podendo utilizar-se de técnicas específicas do profissional de psicologia, tais como aplicação de testes, pode também realizar treinamentos e avaliações de desempenho, administrar a política de cargos e salários da empresa e verificar as ações pertinentes de prevenção em relação à higiene, saúde e segurança do trabalhador na empresa.

Você sabia que alguns costumes na rotina de trabalho podem contribuir diretamente para o adoecimento dos colaboradores?

Alguns exemplos na rotina de empresas que podem causar este adoecimento:

– Mudanças das regras ou procedimento no trabalho com frequência sem comunicado adequado aos colaboradores (muda a regra do jogo no meio do jogo);

– Pressão interna diária ou constante sem avaliar a real condição do trabalho para o alcance das metas (maquinário inadequado, exposição de erros individuais para o grupo de trabalho);

– Protecionismo de alguns e desvalorização de outros, gera grande desmotivação;

– Confundir liderança com autoritarismo;

– Comunicação ineficaz, ou com dados insuficientes para a execução adequada da tarefa;

– Incentivar a competição dentro do ambiente de trabalho, desta maneira fomenta a rivalidade e não a colaboração e o trabalho em equipe.

Alguns de vocês já vivenciou algo parecido com estes exemplos?

Você tem uma empresa?

Sabia que o trabalho do psicólogo envolve todas essas dificuldades e necessidades da empresa? Mas principalmente com a sua colaboração, tem a possibilidade de transformar as dificuldades em potencialidades.

O primeiro passo é você empresário ampliar a sua visão e perceber que a motivação e o trabalho em equipe fortalecem sua empresa como um todo, traz mais coerência entre o que você fala e faz. Melhora a qualidade das relações e consequentemente a qualidade dos serviços que realizam.

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