O olhar através do genograma no atendimento familiar

No atendimento familiar é sempre interessante fazer o genograma (ÁRVORE GENEALÓGICA) conjuntamente com a família a ser atendida.

O modo pelo qual essa família vem se estruturando em termos de valores, cultura, saúde física e mental e como vem se construindo com o passar das gerações, são dados importantes para a construção deste olhar. E o que as pessoas vêm trazendo para seu dia-a-dia, como uma herança.

Muitas vezes nos deparamos com atitudes que nossos pais tinham e que nós acabamos repetindo. Em alguns momentos são bastante úteis, mas em outros são extremamente disfuncionais para as situações atuais.
E como podemos mudar isso?

Primeiramente, identificando qual o funcionamento familiar intergeracional, e é importante prestarmos atenção de que são duas famílias de origem, formando uma família nuclear.

Durante o processo terapêutico, podemos analisar o que é importante para esta família nuclear e o que se pode descartar, pois temos tempo e espaço diferentes em cada contexto.

E o mais importante desse processo, será a mudança de atitudes, pois se as pessoas se engajarem, os problemas ficarão menos pesados para cada um.

Enfim, a análise do genograma, dentro de um trabalho de atendimento familiar sistêmico ajuda a identificar e melhorar as relações entre as pessoas envolvidas.

O que você traz da sua árvore genealógica? Já parou para pensar nisso?

Informe seu e-mail abaixo para entrar para nossa lista de assinantes e receber novidades e conteúdos exclusivos do Projeto Sakura!

Assine para receber novidades. Respeitamos sua privacidade e também somos contra qualquer prática de Spam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *