Afinal, o que posso fazer pela minha saúde mental?

Já falamos algumas vezes sobre a necessidade de reconhecer a importância e de cuidar da nossa saúde mental, mas afinal, o que podemos fazer para cuidá-la então?

A saúde mental está diretamente ligada ao seu autoconhecimento e ao autocuidado, perceber mais de você nas suas atividades vai ser imprescindível para esse exercício. As dicas são:

– Descobrir e fazer coisas que te fazem bem: refletir que atividades você realiza por prazer, para priorizar as que são mais agradáveis para você.

– Criar pequenas metas a curto prazo: ao invés de planos a longo prazo, que serão mais difíceis de alcançar. Pode passar uma sensação de maior controle sobre suas ações.

– Evitar realizar várias atividades ao mesmo tempo: focar sua atenção em pequenas tarefas para realizá-las com maior consciência e assim, melhor desempenho.

– Manter contato com pessoas queridas, como for possível: pessoalmente ou por meios eletrônicos, mantenha-se próximo de familiares e amigos que você gosta e tem sentimentos de carinho.

– Se posicionar, mesmo quando for desconfortável: essa pode ser difícil e parecer contraditória, mas é importante aprender a como se posicionar de maneira assertiva para construir diálogos saudáveis e não guardar tudo pra si.

– Ter momentos longe de telas: desenvolver novas atividades ou resgatar as antigas que não envolvam o celular/tablet ou televisão, para estimular o cérebro.

Se você tem dificuldades em alguma ou várias dessas dicas, vale a reflexão e caso achar necessário, envie uma mensagem pra nossa equipe, quem sabe um dos nossos psicólogos não pode te ajudar?!

Outros textos que você pode se interessar:

Informe seu e-mail abaixo para entrar para nossa lista de assinantes e receber novidades e conteúdos exclusivos do Projeto Sakura!

Assine para receber novidades. Respeitamos sua privacidade e também somos contra qualquer prática de Spam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *